Atenção, Mar Báltico! Alerta de tempestade traz inundações para a costa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Alertas atuais de inundações no Mar Báltico: níveis de água, classes de tempestades e necessidades financeiras para Sassnitz após danos graves.

Aktuelle Hochwasserwarnungen an der Ostsee: Pegelstände, Sturmflutklassen und Finanzbedarf für Sassnitz nach schweren Schäden.
Alertas atuais de inundações no Mar Báltico: níveis de água, classes de tempestades e necessidades financeiras para Sassnitz após danos graves.

Atenção, Mar Báltico! Alerta de tempestade traz inundações para a costa!

Hoje, 21 de janeiro de 2026, o Mar Báltico causa preocupação na costa de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Os actuais níveis de água mostram que está no horizonte uma tempestade, que é particularmente severa na Baía de Lübeck. De acordo com o Ostsee Zeitung [ostsee-zeitung.de](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/ostsee-hochwasser-aktuelle-ebenestaende-in-rostock-wismar-ruegen-greifswald-a m-21-01-2026-JS46P6DERZEBZC2MVFMUYLZEHE.html?mst_prev_page_id=ZPYTXQ5JQOJX5M73SBMLRZ6RVA&mst_prev_website=oz&mst_prev_link_type=article) Um alerta já foi emitido de que os níveis de água em Warnemünde e outras cidades costeiras podem aumentar de forma alarmante.

Em Schleswig-Holstein, em particular, são esperados níveis de água até 1,50 metros acima da média da cheia. As baías e fiordes estão particularmente em risco, como o Fiorde de Flensburg, onde é possível que o nível da água suba até 2,00 metros, segundo informações de headtopics.com. Devido a esta situação, o Ministro do Ambiente, Tobias Goldschmidt, apelou à população para ser cautelosa e aconselhou-a a informar-se regularmente sobre a evolução da situação e a tomar as medidas de precaução adequadas.

Níveis atuais de água e valores históricos

Os níveis das águas são um indicador importante da situação de segurança na costa do Mar Báltico. O Ostsee Zeitung lista as estações de medição em Wismar, Warnemünde, Althagen, Barth, Stralsund, Sassnitz e Greifswald. O valor médio baixo (MNW) em Warnemünde é dado em 407 cm e o valor médio alto (MHW) em 617 cm. O nível de inundação mais alto em Warnemünde foi registrado em 13 de novembro de 1872 em 770 cm, enquanto o nível de água mais baixo foi medido em 18 de outubro de 1967 em 332 cm.

As classes de tempestades fornecem uma estrutura clara para os riscos existentes: uma tempestade começa a 1,00 metros acima do nível médio da água, enquanto uma tempestade muito severa é superior a 2,00 metros. Os residentes locais estão actualmente a ser sensibilizados, pois precisam de se preparar para possíveis inundações e danos.

Impacto e preparativos

Nos últimos anos, a questão das tempestades já causou danos consideráveis. Em outubro passado, por exemplo, os danos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ascenderam a cerca de 56 milhões de euros [ostsee-zeitung.de](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/ostsee-hochwasser-aktuelle-ebenestaende-in-rostock-wismar-ruegen-greifswald-a m-21-01-2026-JS46P6DERZEBZC2MVFMUYLZEHE.html?mst_prev_page_id=ZPYTXQ5JQOJX5M73SBMLRZ6RVA&mst_prev_website=oz&mst_prev_link_type=article) relatado. A cidade de Sassnitz anunciou uma necessidade financeira de cerca de 42 milhões de euros para restaurar as suas infra-estruturas, e é claro que as infra-estruturas turísticas e os sistemas de protecção portuária requerem atenção especial.

Uma tempestade é esperada hoje e nas próximas horas, que pode durar até 40 horas. As cristas das praias na foz do lodo podem ser inundadas, e a possibilidade de ruptura de margens íngremes também é uma preocupação para muitos. Em particular, a polícia dinamarquesa informa que os residentes e turistas em zonas costeiras vulneráveis ​​estão a ser convidados a sair. Isto já significa o cancelamento das ligações de ferry entre Rostock e Gedser.

Para enfrentar os próximos desafios, é necessária uma avaliação de risco precisa. O Serviço Meteorológico Alemão aconselha que você se informe regularmente sobre a situação climática atual e os níveis de água, especialmente tendo em vista as rajadas semelhantes a um furacão de até 110 km/h que já foram relatadas desde o meio-dia de sexta-feira até a manhã de sábado.

A próxima vez mostrará como o Mar Báltico reage às tempestades e se os preparativos são frutíferos. Uma coisa, porém, é certa: as pessoas no litoral terão que manter os olhos e os ouvidos atentos nos próximos dias.