O morcego em Schwerin: uma viagem colorida no tempo até o drama da construção pré-fabricada

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

“Die Fledermaus” será apresentado no Mecklenburg State Theatre em Schwerin até novembro de 2025. Experimente o nostálgico cenário de construção pré-fabricada.

„Die Fledermaus“ wird bis November 2025 im Mecklenburgischen Staatstheater in Schwerin aufgeführt. Erleben Sie das nostalgische Plattenbau-Setting.
“Die Fledermaus” será apresentado no Mecklenburg State Theatre em Schwerin até novembro de 2025. Experimente o nostálgico cenário de construção pré-fabricada.

O morcego em Schwerin: uma viagem colorida no tempo até o drama da construção pré-fabricada

Um toque de nostalgia e um pouco de humor: a opereta “Die Fledermaus” de Johann Strauss II está atualmente celebrando sua grande estreia no Mecklenburgisches Staatstheater em Schwerin. Encenada pela talentosa diretora Stephanie Schimmer, que também comemorou seu 43º aniversário no dia da inauguração, a nova performance traz a encantadora história do bon vivant Gabriel von Eisenstein sob uma luz completamente nova.

Nesta produção, que estará em cena até meados de novembro de 2025 e inclui um total de cinco espetáculos, a ação decorre num ambiente de edifício pré-fabricado do final da década de 1980. Esta mudança temporal não é apenas uma decisão criativa, mas também uma oportunidade para lançar luz sobre as estruturas sociais na RDA. Os cenários de Torsten Mittelstädt com fachadas altas e móveis típicos convidam o público a viajar no tempo. O espectador é levado ao mundo do papel de parede floral amarelo e dos gravadores cassete, que refletem a atitude perante a vida da época, como relata [NDR](https://www.ndr.de/kultur/buehne/theaterbericht/mecklenburg_vorpommern/die-fledermaus-in- Schwerin-ostalgie-reise-in- Plattenbau,fledermaus-132.html).

Um toque moderno com charme inconfundível

O enredo da opereta gira em torno do personagem principal Gabriel von Eisenstein, interpretado por Sebastian Köppl, que na verdade está a caminho da prisão, mas é atacado pelo Dr. Falke, brilhantemente interpretado por Martin Gerke, tem um plano de vingança baseado em uma pegadinha que Eisenstein viveu na época. Esta constelação garante momentos complexos e divertidos, que complementam o conjunto com a impressionante Anna Graf como Adele e a pomposamente decorada Laila Salome Fischer como Orlowskaya.

Mas nem tudo é só diversão: os críticos acusam a direção de carecer de originalidade e profundidade em relação às produções anteriores. Embora o conjunto tenha aumentado graças a várias participações especiais, como Albert Memeti como Alfred e Lemmi Lembcke como Frosch, a colocação acústica atrás do palco parece ser um desafio. Uma circunstância que às vezes coloca problemas para a Staatskapelle sob Dominik Beykirch, como observa o [Nordkurier](https://www.nordkurier.de/regional/mecklenburg-vorpommern/die-fledermaus-im-Schweriner- Plattenbau-ein-quaentchen-leichtigkeit-misst-4017303).

Datas de apresentação e informações sobre ingressos

Se quiser se deixar levar por esta performance moderna mas nostálgica, você pode assistir às seguintes apresentações:

  • 17.10.2025, 19:00 Uhr
  • 22.10.2025, 19:00 Uhr
  • 26.10.2025, 15:00 Uhr
  • 12.11.2025, 19:00 Uhr
  • 14.11.2025, 19:00 Uhr

Os preços dos bilhetes variam entre os 16,80 e os 48,30 euros, pelo que há algo para todos os orçamentos.

Haverá também uma mudança na equipe administrativa do teatro nos próximos anos: Joanna Lewicka sucederá Nina Steinhilber na temporada 2026/27. Ao mesmo tempo, o diretor-geral Wegner é criticado pelas diferenças no cenário teatral, em que Milan Peschel, entre outros, denuncia uma “claridade”.

O “Fledermaus” não é apenas um pedaço de história musical atemporal, mas também oferece a oportunidade de mergulhar em um passado cheio de altos e baixos com um piscar de olhos. A obra de Johann Strauss II continua a ser parte integrante da cultura da opereta e constitui uma fonte inesgotável de inspiração para realizadores e intérpretes de todo o mundo, como pode ser visto na extensa lista das suas operetas.