Alarme EHEC em Schwerin: Criança transferida para clínica com insuficiência renal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um caso de EHEC numa criança pequena foi notificado em Schwerin. A criança afetada foi transferida para Hamburgo para tratamento.

In Schwerin wurde ein EHEC-Fall bei einem Kleinkind bekannt. Das betroffene Kind wurde zur Behandlung nach Hamburg verlegt.
Um caso de EHEC numa criança pequena foi notificado em Schwerin. A criança afetada foi transferida para Hamburgo para tratamento.

Alarme EHEC em Schwerin: Criança transferida para clínica com insuficiência renal!

Em Schwerin, uma cidade que é hoje mais conhecida pelo seu belo centro histórico, a situação sanitária tem causado alguma agitação nos últimos dias. De novo Correio do Norte relatou, no dia 2 de setembro soube-se que um menino de 20 meses da região de Schwerin que frequentava uma creche na cidade estava infectado com o perigoso vírus EHEC. Os profissionais médicos reagiram rapidamente e transferiram a criança para uma clínica em Hamburgo para tratamento adicional, depois de inicialmente receber cuidados intensivos na clínica infantil das Clínicas Helios.

O menino apresenta sintomas preocupantes de insuficiência renal, o que não é incomum nas infecções por EHEC. Esses patógenos podem causar síndrome hemolítico-urêmica (SHU) em crianças pequenas, o que pode levar a complicações graves, como danos renais e problemas de coagulação sanguínea. De acordo com isso Hospital Universitário de Münster SHU é particularmente comum em crianças de até três anos de idade.

Medidas de precaução na creche

O grupo de crianças dos meninos afetados é considerado um grupo de contato próximo, o que significa que os pequeninos estão temporariamente proibidos de frequentar a creche. O departamento de saúde decidiu não emitir um decreto geral e, em vez disso, procura contactar directamente os pais das crianças. Acontece que, apesar da situação tensa na área da EHEC, atualmente não há mais casos conhecidos da doença. Pede-se aos pais que prestem atenção a possíveis sintomas gastrointestinais em seus filhos e, em caso de suspeita, informem antecipadamente o consultório médico por telefone.

Nas últimas semanas, os pais das creches têm feito cada vez mais perguntas sobre a situação da doença. As medidas de higiene são actualmente muito populares: uma boa higiene das mãos e da cozinha é a melhor prevenção para prevenir a transmissão de agentes patogénicos EHEC. A família afetada do menino também não teve contato com as regiões de Vorpommern-Rügen e Vorpommern-Greifswald, que recentemente se tornaram conhecidas como foco da onda de doenças em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Hus: uma síndrome grave

A SHU é uma síndrome grave caracterizada por uma tríade típica: insuficiência renal aguda, trombocitopenia e sinais de hemólise intravascular com evidência de eritrócitos fragmentados. Em 5-10% das crianças que sofrem de doença diarreica associada à EHEC, os sintomas de SHU desenvolveram-se aproximadamente sete dias após o início da diarreia aquosa. Dois terços destes pacientes necessitam de diálise durante a fase aguda. São números alarmantes que preocupam tanto os pais como as autoridades de saúde.

Em resumo, as autoridades e o departamento de saúde estão de prontidão nesta situação inusitada para fornecer à população a melhor informação e educação possível. A situação exige atenção, mas também prudência. Mantenha-se informado e preste atenção à saúde dos seus filhos - porque é melhor prevenir do que remediar!