Alarme de energia de compra em MT: Cidadão tem que sobreviver com pouco dinheiro!
Schwerin tem o maior poder de compra em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, mas fica para trás em uma comparação nacional. Números e tendências atuais.

Alarme de energia de compra em MT: Cidadão tem que sobreviver com pouco dinheiro!
Muita coisa está acontecendo no coração de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, mas a população local só sente as mudanças positivas até certo ponto. De acordo com um estudo atual do instituto de pesquisa Acxiom, o poder de compra em MT está no nível mais baixo de todos os estados federais. Enquanto o poder de compra médio na Alemanha aumenta para 27.925 euros per capita, o valor em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanece bem abaixo da média nacional, de apenas 24.179 euros. Isto significa que muitas famílias têm de se limitar cada vez mais, o que exerce uma pressão considerável sobre elas, dado o aumento do custo de vida. De acordo com o Nordkurier, Mecklemburgo e a Pomerânia Ocidental beneficiam muito menos do aumento de salários, vencimentos e transferências estatais do que outras regiões.
A situação é particularmente dramática na região da Pomerânia Ocidental, especialmente no distrito de Vorpommern-Greifswald. O poder de compra médio aqui é de 22.941 euros, quase 5.000 euros abaixo da média nacional. Em comparação, a capital do estado, Schwerin, tem o maior poder de compra em MT, com pelo menos 25.271 euros per capita, o que a coloca apenas no 323º lugar no ranking alemão. Esses valores deixam claro que a situação financeira de muitas pessoas em MV é tudo menos otimista.
Poder de compra em comparação
No contexto do poder de compra, é claro que a VM não só tem um desempenho fraco nas comparações regionais, mas também na classificação a nível alemão. Duisburg, Bremerhaven e Gelsenkirchen têm valores de poder de compra ainda inferiores aos da MT e estão abaixo dos 23.000 euros, mas a comparação continua deprimente. Enquanto a Baviera lidera a lista com um rendimento per capita de 30.094 euros e Hamburgo com 30.002 euros, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ainda está na última posição. Isto também pode ser derivado do índice de poder de compra da Acxiom, que relaciona o rendimento per capita de uma região com a média alemã, como relata o [NDR](https://www.ndr.de/nachrichten/mecklenburg-vorpommern/MV-bei-Pro Kopf-Kaufkraft-bundesweit-Schlusslicht,kaufkraft110.html).
- Duisburg: 22.843 Euro
- Bremerhaven: 22.110 Euro
- Gelsenkirchen: 21.965 Euro
- Schwerin: 25.271 Euro
- Landkreis Vorpommern-Greifswald: 22.941 Euro
- Bundesdurchschnitt: 27.925 Euro
- Bayern: 30.094 Euro
- Hamburg: 30.002 Euro
A situação em MV é ainda mais complicada pelas incertezas geopolíticas e pelos desafios económicos. Embora a situação financeira de muitos alemães tenha recuperado em 2023, os gastos dos consumidores em VM permanecem cautelosos. Isto deixa claro que, apesar da evolução positiva dos rendimentos devido aos aumentos salariais e de transferências, bem como à redução dos preços da energia, as pessoas na região têm muitas vezes a sensação de que ainda restam muitos meses no fim do dinheiro.
É particularmente importante aqui que os decisores políticos tomem medidas adequadas para aumentar a qualidade de vida na VM. É muitas vezes esquecido que o poder de compra não é apenas uma questão de rendimento, mas também tem uma influência significativa no sentimento de segurança e nas perspectivas futuras da população. É ainda mais importante agir aqui e colocar o país na tendência ascendente do país.