Aumentos de preços no transporte local: O que espera os passageiros do MV em 2026!
Schwerin está a planear aumentos de preços no transporte local para 2026, enquanto outras regiões em MV mostram estabilidade de preços.

Aumentos de preços no transporte local: O que espera os passageiros do MV em 2026!
A evolução dos preços nos transportes públicos locais preocupa muitos utilizadores na Alemanha, especialmente no Nordeste do país. Alto estrela No entanto, a situação em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanece em grande parte estável. Embora os preços dos bilhetes noutros estados federais aumentem a partir de 2026, a empresa de transporte local essencialmente não planeia quaisquer aumentos. A única exceção é a capital do estado, Schwerin, onde o bilhete único para adultos será aumentado de 2,50 euros para 2,70 euros – ou seja, em 8 por cento.
O passe mensal também está a ficar mais caro aqui, em breve custará 54 euros em vez dos anteriores 50 euros. Em Rostock, porém, onde o bilhete único custa actualmente 3,00 euros e o bilhete mensal 85 euros, não existe actualmente informação aplicável sobre possíveis ajustes de preços.
Preços estáveis nas regiões
Não importa para onde você olhe, os preços dos ingressos também permanecem estáveis em Neubrandenburg e Stralsund. Em Neubrandenburg, os passageiros pagam 2,30 euros por um bilhete único, enquanto em Stralsund custa 2,60 euros. A empresa de transportes Vorpommern-Rügen e o serviço de autocarros urbanos de Neubrandenburg ainda não anunciaram quaisquer planos para ajustar os preços. Para os utilizadores, isto significa um certo nível de segurança no planeamento, mesmo que sejam esperados reajustes tarifários médios de 5,4% em grandes cidades como Hamburgo e Berlim a partir de 1 de janeiro de 2026.
Uma questão mais abrangente é o bilhete para a Alemanha, cujo preço aumentou 18 por cento, de 49 euros para 58 euros no início do ano. Jornal do Mar Báltico mostra que os viajantes em Rostock ainda permanecem fiéis ao bilhete. Cerca de 95.000 passageiros utilizam-no através da Warnow Transport Association (VVW). Apesar do aumento de preços, não há ondas significativas de cancelamentos, o que fala pela fidelização dos utilizadores. Isto é confirmado pelo gerente de projetos da VVW, Maxi Bergel, que está otimista em relação ao futuro.
Apoio aos idosos
Além disso, o bilhete alemão para idosos é parcialmente subsidiado pelo estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A partir dos 65 anos, após o aumento dos preços, terão apenas de pagar 43 euros por mês em vez de 38 euros. Este financiamento estatal mostra que existe uma consciência das necessidades dos idosos, onde a mobilidade é muitas vezes um desafio.
Os desafios infra-estruturais também não devem ser subestimados. As empresas de transportes públicos enfrentam perspectivas financeiras incertas, uma circunstância que é mitigada por pagamentos compensatórios estatais de 1,5 mil milhões de euros todos os anos. Dado que os turistas compram frequentemente bilhetes em cidades diferentes, a distribuição das receitas entre as empresas de transporte é particularmente importante e pode ser optimizada.
No futuro, poderá haver uma alteração na lei do financiamento dos transportes locais, que foi decidida para 2025 pouco antes do Natal. Além disso, um ticket específico, o Mirror Ticket, foi descontinuado em 31 de dezembro de 2025, o que levou muitos usuários a mudar para o Deutschlandticket. Dada esta dinâmica, a empresa de transporte Vorpommern-Greifswald e o transporte local de Schwerin também contam com soluções de bilhetes digitais para simplificar o processo.
Embora o transporte local em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental esteja num percurso estável, permanece o anseio por estruturas tarifárias mais simples para os passageiros. A associação de passageiros Pro Bahn está empenhada nisso e apela a uma mudança na estrutura do transporte local, a fim de garantir uma mobilidade sustentável e fácil de utilizar no futuro.