Fechamento total da Ponte Rügen: Iniciam-se importantes trabalhos de manutenção!
A partir de segunda-feira, 18 de setembro de 2025, a Ponte Rügen em Stralsund estará fechada até terça-feira. O motivo são trabalhos de manutenção. Os motoristas devem evitar Rügendamm.

Fechamento total da Ponte Rügen: Iniciam-se importantes trabalhos de manutenção!
A Ponte de Rügen estará totalmente encerrada na segunda e terça-feira da próxima semana, mais precisamente nos dias 21 e 22 de setembro de 2025, devido a obras de manutenção necessárias. Entre 9h e 17h, os motoristas devem se preparar para desvios como: Jornal do sul da Alemanha relatado. O Rügendamm, que corre paralelo à ponte, está disponível para o desvio.
Esta não é a primeira vez que os utentes das estradas têm de se preparar para estas medidas de construção. Nos últimos anos, a Ponte de Rügen foi fechada várias vezes, por exemplo para substituir painéis eléctricos e para manter os sistemas de drenagem. Estas obras de manutenção são urgentemente necessárias para garantir a segurança e durabilidade da ponte, bem como a NDR enfatizou.
Manutenção e segurança da ponte
Por que esse trabalho de manutenção é necessário? Na Alemanha é exigido por lei que as pontes sejam inspecionadas a cada seis anos. Durante a inspeção principal, a parte inferior da ponte é inspecionada por meio de um dispositivo sob a ponte localizado em um caminhão. Este dispositivo pode levantar uma passarela de 12 metros sob a ponte para realizar inspeções abrangentes. A tecnologia de câmeras nas pontes também será renovada. A segurança rodoviária também está a ser trabalhada noutras estradas paralelas à Ponte de Rügen, como na B96 entre Altefähr e a rotunda de Bergen.
Pontes sob pressão
Quais são as chances de a Ponte Rügen continuar em serviço por muitos mais anos? Na Alemanha, muitas pontes estão em ruínas e requerem manutenção regular. Isto deve-se principalmente ao aumento crescente do tráfego, especialmente do transporte pesado, que tem aumentado de forma constante ao longo das últimas décadas. Pontes como a Ponte de Rügen datam frequentemente da década de 1960, uma época em que os volumes de tráfego ainda não eram previsíveis, e muitas apresentam defeitos anteriores aos 70 a 80 anos de vida útil previstos. O Conhecimento do planeta A Plataforma explica que durante essas inspeções, os inspetores de pontes avaliam não só a estabilidade, mas também a segurança do trânsito e a vida útil esperada das estruturas.
Resta esperar que os próximos trabalhos de manutenção na Ponte Rügen e na B96 sejam bem-sucedidos, para que todos possamos continuar a viajar com segurança.