Aluno da Wismar entre os 100 melhores designers do mundo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aleksander Rastawicki, de Wismar, ganha o iF Design Student Award 2025 no Museu Guggenheim Bilbao por sua coleção de móveis inovadora.

Aleksander Rastawicki aus Wismar gewinnt den iF Design Student Award 2025 im Guggenheim Museum Bilbao für seine innovative Möbelkollektion.
Aleksander Rastawicki, de Wismar, ganha o iF Design Student Award 2025 no Museu Guggenheim Bilbao por sua coleção de móveis inovadora.

Aluno da Wismar entre os 100 melhores designers do mundo!

Que sucesso! O estudante de Wismar Aleksander Rastawicki ganhou a prestigiosa tese com sua tese criativa Prêmio iF Design Student 2025 prevaleceu contra mais de 7.000 concorrentes de 74 países. Ele foi um dos 100 vencedores e foi homenageado em 20 de junho de 2025 no impressionante Museu Guggenheim de Bilbao. Neste ponto, um grande elogio a todos os outros alunos que também apresentaram conceitos criativos e inovadores!

Rastawicki recebeu o prêmio por sua tese na Faculdade de Design de Wismar, que inclui uma série de móveis feitos com um material notável: a fibra vulcanizada. Esse material, conhecido desde a década de 1850, está de volta. É composto por diversas camadas de polpa de algodão que são unidas por meio de processos especiais e não só são ecologicamente corretas, mas também biodegradáveis. Móveis feitos de fibra vulcanizada também têm cerca de metade do peso de seus equivalentes feitos de folheado de bétula, o que os torna particularmente atraentes.

Escolha única de materiais

O júri internacional de especialistas elogiou os móveis de Rastawicki pela sua robustez, leveza e natureza maleável. Este prêmio poderia ajudá-lo a ganhar mais atenção por seu material inovador. Rastawicki está determinado a continuar desenvolvendo seus projetos até que estejam prontos para o mercado. “Há algo acontecendo”, diz ele com entusiasmo.

Mas Rastawicki não é o único vencedor da noite. Os colegas estudantes Fabian Gröger e Sara Scholl foram homenageados pelo seu projeto “Memórias da minha juventude”, que representa uma combinação emocionante de fotografia analógica e inteligência artificial. Seis outros estudantes também trabalharam na criação de novas pontes a partir de partes de pontes antigas de Berlim Oriental, como parte de um projeto conjunto.

Um lugar para criatividade

A cerimônia de premiação ocorreu como parte de um grande evento com a presença de cerca de 350 convidados. A cidade de Bilbau está ativamente empenhada na promoção de jovens talentos na cultura e no design e foi reconhecida como Cidade do Design pela UNESCO em 2014. se projeto Com este prémio, apoiamos mentes criativas e oferecemos-lhes uma plataforma para apresentarem as suas ideias e reconhecê-las globalmente.

Outro destaque do dia foi o facto de cerca de 700 alunos abrirem os seus ateliês e salas de seminários para apresentarem os seus projectos criativos e teses. Acontece que a próxima geração de designers está pronta para inspirar o mundo!