Mega ponte para Usedom: 500 milhões de euros correm o risco de falir!
A construção da megaponte para Usedom e do desvio de Wolgast enfrenta problemas de financiamento.

Mega ponte para Usedom: 500 milhões de euros correm o risco de falir!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, um importante projecto de infra-estruturas de transportes ameaça falhar. A construção da nova ponte para a ilha de Usedom, no Mar Báltico, um projecto que é considerado um dos maiores projectos de construção rodoviária na região, enfrenta actualmente obstáculos financeiros. Segundo Nordkurier, o governo federal não dispõe dos recursos necessários para implementá-lo. Documentos internos indicam que “o financiamento adicional do desvio de Wolgast não está actualmente garantido”, e o Ministério dos Transportes do estado também confirma esta incerteza.
Originalmente calculados em 100 milhões de euros, os custos totais do projecto poderão agora ascender a mais de 500 milhões de euros. O governo do estado apela, portanto, urgentemente a Berlim para que forneça os recursos financeiros necessários. Embora o Chanceler Federal Friedrich Merz (CDU) tenha se pronunciado a favor da implementação de projetos prontos para construção, ainda não está claro se esta pressão política será suficiente para salvar a ponte e o desvio associado.
Detalhes sobre o projeto
A ponte cruzará o Peene e terá 1,4 quilômetros de extensão. Os seus impressionantes pilares terão 70 metros de altura, sendo a distância entre o bordo inferior da ponte e a água de 42 metros. Além disso, a extensão total do novo desvio é estimada em cerca de 6,8 quilômetros – medida que já está parcialmente em construção. Atualmente, os utentes das estradas e os turistas têm de passar por uma ponte basculante até Usedom, o que muitas vezes termina em engarrafamentos, especialmente durante a época alta.
O processo de aquisição para a construção da ponte já está em andamento, com adjudicação prevista para o final de novembro de 2025. Isto significa que o desvio de Wolgast está agora previsto para ser concluído em 2028, um ano depois do inicialmente previsto. A necessidade deste desvio é particularmente óbvia nos meses de verão, quando o tráfego representa um pesado fardo para a cidade de Wolgast.
Um olhar sobre os desafios
Mas não é apenas a ponte que preocupa. A construção do desvio de Dargun também enfrenta problemas de financiamento e, neste momento, “nenhuma aprovação de construção pode ser concedida” para ambos os projetos. Estas complicações situam-se no contexto das extensas medidas de infraestruturas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, que, segundo Wirtschaft MV, se destinam a melhorar a acessibilidade das regiões rurais e a promover o desenvolvimento económico. O Plano Federal de Infraestruturas de Transportes 2030 prevê a expansão e novos projetos de construção em muitos locais, mas as lacunas de financiamento parecem comprometer a implementação.
O problema é acompanhado por preocupações sobre a protecção ambiental e a viabilidade económica dos projectos. As associações de conservação da natureza, como a NABU, há muito que expressam preocupações sobre possíveis intervenções na paisagem e nas reservas naturais. A escassez de trabalhadores qualificados também representa um grande desafio para a realização de projectos de grande escala, onde são necessários trabalhadores qualificados dedicados para colocar em prática os planos ambiciosos.
Apesar destas dificuldades, permanece a esperança de que a melhoria das infra-estruturas possa proporcionar um impulso positivo tanto ao turismo como ao transporte de mercadorias. Resta saber como a situação evoluirá nas próximas semanas. Uma intervenção política rápida poderá ser crucial para garantir o futuro da ponte e das estradas secundárias associadas.