Alerta vermelho: perigo de gelo negro atinge a Baixa Saxônia – seguem-se acidentes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 27 de dezembro de 2025, o DWD alerta sobre condições escorregadias significativas na Baixa Saxônia, principalmente devido a chuvas congelantes e geadas.

Am 27. Dezember 2025 warnt der DWD vor markanter Glätte in Niedersachsen, insbesondere durch gefrierenden Regen und Frost.
Em 27 de dezembro de 2025, o DWD alerta sobre condições escorregadias significativas na Baixa Saxônia, principalmente devido a chuvas congelantes e geadas.

Alerta vermelho: perigo de gelo negro atinge a Baixa Saxônia – seguem-se acidentes!

O inverno mantém toda a Baixa Saxônia em suspense. Hoje, 27 de dezembro de 2025, toda a região está sendo alertada pelo Serviço Meteorológico Alemão (DWD) sobre “condições escorregadias acentuadas”. Esta mensagem de perigo é causada principalmente pela chuva gelada, humidade residual e geada, que transformam as ruas em deslizamentos perigosos. Fotos de carros batidos e pneus estourando já estão circulando, e muitos motoristas precisam ter cuidado redobrado atualmente. Durante a noite ocorreram inúmeros acidentes por causa da chuva gelada e da neblina espessa. O sul foi particularmente atingido, onde a polícia em Neubrandenburg contou 15 operações no início da manhã, como relata Tagesschau.

Na Baixa Saxónia a situação não é menos dramática. Os departamentos de polícia de Hanover e Oldenburg relataram dezenas de acidentes com gelo aqui, muitos dos quais resultaram em feridos. Sete veículos tiveram de travar numa colisão traseira na autoestrada A1, enquanto em Lastrup uma jovem de 22 anos e o seu bebé ficaram ligeiramente feridos; felizmente a criança permaneceu ilesa. Infelizmente, esses relatórios não são exceção: os motoristas são obrigados a exercer maior cautela.

Esfriando à noite

Como mostra o jornal distrital, a situação não piora apenas durante o dia. A noite também traz frio: na costa, as temperaturas caem para cerca de 3 graus, enquanto no resto da Baixa Saxônia pode até esfriar até -6 graus. Permanece praticamente livre de precipitação, mas isso não elimina o escorregadio. No domingo à noite existe o risco de geada e o risco de escorregar novamente. Uma forte influência de alta pressão da Islândia garante um ar ameno mas húmido, que entra em conflito com as temperaturas negativas e endurece as estradas, de modo que o risco de gelo negro permanece, como também descreve Riscos Meteorológicos.

Onde a chuva congelante já havia caído durante a noite, a visibilidade nas regiões nevoentas, especialmente no sul, permanece abaixo dos 150 metros. Os motoristas nessas áreas precisam ficar de olhos abertos! Já na tarde de sábado, o DWD alertou para uma calmaria temporária do tempo, mas as condições escorregadias provavelmente permaneceriam por muito tempo. As estradas permanecerão imprevisíveis.

Tempo flutuante na previsão

Neste fim de semana, um vento mais ameno vindo do noroeste irá dissipar as nuvens sombrias de neblina, mas o solo continua perigoso. A mistura úmida e fria torna emocionantes os dias que antecedem o Réveillon. Uma olhada nos próximos dias mostra que poderemos enfrentar condições climáticas em constante mudança, com neve, granizo ou pelo menos granizo já na virada do ano. Portanto, continua emocionante! O DWD certamente nos manterá atualizados com avisos atualizados, a fim de informar da melhor forma a região sobre o clima e possíveis riscos. Embora a parte sul da Baixa Saxónia ainda pareça amigável neste momento, os condutores devem ter cautela e não se deixar enganar pelas estradas bonitas.