Alerta vermelho: a gripe aviária está se espalhando rapidamente na Baixa Saxônia!
Altas taxas de infecção por gripe aviária na Baixa Saxônia: surtos atuais, estábulos obrigatórios e recomendações para proprietários de animais.

Alerta vermelho: a gripe aviária está se espalhando rapidamente na Baixa Saxônia!
A situação em torno da gripe aviária, que actualmente é galopante na Baixa Saxónia, está a piorar. Existe actualmente um sentimento de alarme na região, uma vez que foram detectados mais surtos em empresas desde meados de Outubro de 2025. O distrito de Cloppenburg é particularmente afectado, onde foram registados quatro surtos até agora, todos em estábulos. Uma fazenda de engorda de perus com cerca de 8.900 animais em Garrel chamou as autoridades à ação; o vírus parece ter sido introduzido por aves migratórias. No total, registaram-se 15 surtos na Baixa Saxónia desde o início do ano, um aumento preocupante que pode ser comparado aos 83 surtos em 2021. Por exemplo, também foram notificados casos em Stuhr, distrito de Diepholz, e em Soltau, distrito de Heidekreis, o que sublinha a propagação do vírus. O NDR relatórios sobre espécies de aves selvagens ameaçadas de extinção, como os grous, que também são afectadas.
As autoridades já tomaram medidas para conter a situação. Um requisito estável foi imposto em todo o distrito de Gifhorn e na zona de exclusão de Garrel, no distrito de Cloppenburg. Este regulamento aplica-se à criação de animais privada e comercial. Os surtos foram confirmados oficialmente pelo Instituto Friedrich Loeffler, que também confirmou um novo caso em Garrel e investigou casos suspeitos em aves selvagens. As medidas também incluem encorajar os avicultores a reportarem aves mortas e minimizarem o contacto com aves selvagens para evitar a propagação. Também há recomendações de... notícias diárias: Os cães devem ser mantidos na coleira para evitar sofrimento às aves selvagens, e os sapatos devem ser cuidadosamente limpos após o contato com eles.
Avicultores sob pressão
A incerteza entre os criadores de aves está a aumentar. Casos de gripe aviária também ocorreram nos distritos de Nienburg, Göttingen e Vechta. Atualmente, 36.300 perus são afetados pelos surtos. Outro surto significativo numa exploração com 5.300 patos levou ao abate dos animais. As explorações pecuárias são forçadas a reforçar as suas medidas de higiene, o que implica custos adicionais. Em particular, muitos criadores de aves apelam ao alojamento obrigatório a nível nacional, a fim de evitar que o vírus se espalhe ainda mais. O grupo parlamentar da CDU defende um modelo dos Países Baixos e defende regulamentações uniformes. De acordo com isso Ministério Federal da Alimentação e Agricultura É da responsabilidade dos serviços veterinários distritais regular os requisitos reais de estabilidade.
Outro ponto importante: apesar da situação ameaçadora, o vírus é, em princípio, inofensivo para os seres humanos. Não há casos conhecidos de H5N1 na Alemanha. O consumo de carne de aves, ovos e produtos avícolas permanece seguro, pois o vírus é morto em temperaturas acima de 70 graus Celsius. Isto dá aos consumidores um motivo para se tranquilizarem, enquanto os agricultores e os veterinários serão particularmente desafiados nas próximas semanas para controlar a doença.