Menos crimes relacionados com drogas: Tribunal regional de Aurich mostra tendências positivas em 2025

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Tribunal Regional de Aurich reportará diminuições significativas nos casos de drogas em 2024 e está a abrir novos caminhos na digitalização.

Das Landgericht Aurich meldet 2024 signifikante Rückgänge bei Drogenverfahren und geht neue Wege in der Digitalisierung.
O Tribunal Regional de Aurich reportará diminuições significativas nos casos de drogas em 2024 e está a abrir novos caminhos na digitalização.

Menos crimes relacionados com drogas: Tribunal regional de Aurich mostra tendências positivas em 2025

Muita coisa aconteceu no Tribunal Regional de Aurich nos últimos anos. Uma análise dos números mostra um declínio notável nos processos que violam a Lei de Narcóticos. Conforme relata o NWZ Online, o número destes procedimentos caiu para 183 em 2024, o que significa uma diminuição de quase 50 por cento em relação a 2023 (339 casos). Esta evolução positiva não é apenas um sinal de uma situação de segurança mais estável, mas também dos efeitos da nova lei sobre a cannabis, que entrou em vigor em 1 de abril de 2024.

Desde então, a posse de até 25 gramas de cannabis é legal na Alemanha. Esta etapa foi saudada com alegria, razão pela qual centenas de pessoas comemoraram com charros no Portão de Brandemburgo, por exemplo. Como parte de um esquema de anistia, cerca de 100 consumidores condenados já foram libertados da prisão antecipadamente, segundo zeit.de. Na realidade, os despedimentos podem até ser 150 a 200 casos mais elevados, uma vez que alguns estados federais, como a Renânia do Norte-Vestefália, não publicaram quaisquer números.

Reformas digitais e situação do pessoal

Mas não se trata apenas de menos violações da cannabis. No tribunal regional de Aurich, as apresentações de detenção caíram de 141 em 2021 para 121 em 2024. É provável que esta evolução seja parcialmente acompanhada pela digitalização. A mudança para ficheiros eletrónicos em matéria civil e familiar já foi concluída e a introdução em matéria penal está prevista para 2026. Também aqui o NWZ Online informa sobre cursos de formação interna que já estão em curso.

Os processos de direito civil mostram uma tendência oposta. Houve um aumento de novos processos de 1.255 em 2021 para 1.341 em 2024. Os divórcios também aumentaram acentuadamente, de 947 para 1.106. Mas não só o direito da família permanece em evolução, as insolvências também estão em níveis pré-Corona. Com 132 falências empresariais e 747 pessoais em 2024, estes números estão dentro das expectativas.

Os desafios da lei sobre a cannabis

Apesar do declínio encorajador em certos casos, existem também desafios relacionados com a lei sobre a canábis. De acordo com rsw.beck.de, as autoridades judiciais em todo o país tiveram que processar mais de 200.000 arquivos como parte da anistia. Isto implicou um enorme esforço adicional, uma vez que muitos ficheiros tiveram de ser pesquisados ​​manualmente, o que contradiz o princípio da digitalização. Segundo estimativas, este esforço levará cerca de 4.800 dias úteis para toda a Alemanha.

A implementação do regulamento de amnistia é descrita pelas autoridades judiciais como um desafio, especialmente devido à situação tensa do pessoal. O facto de não ter sido concedido qualquer período de transição para a implementação da nova lei torna os preparativos mais difíceis. A lei estipula que todas as sanções impostas mas ainda não executadas serão dispensadas se a infracção deixar de ser punível ao abrigo da nova situação jurídica. Por mais explosivas que sejam as questões, a possibilidade de um alívio a longo prazo do poder judicial ainda seria vista de forma positiva, uma vez que a carga sobre os tribunais causada por antigas violações da cannabis seria, pelo menos parcialmente, reduzida.

Uma reforma planeada a nível federal poderá, no futuro, aumentar o montante em litígio para processos mais pequenos de 5.000 euros para até 10.000 euros. Uma medida que pode transferir o fluxo de casos mais pequenos para os tribunais distritais.

O que resta? Progressos na jurisprudência, numerosos novos procedimentos no direito civil e o desafio de processar ficheiros antigos de acordo com a nova lei sobre a canábis. No entanto, os desenvolvimentos no Tribunal Regional de Aurich mostram que estamos no caminho certo.