30 anos de sucesso: TU Braunschweig e URI celebram uma forte parceria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A TU Braunschweig está comemorando 30 anos de parceria com a Universidade de Rhode Island. Cerimônia em 13 de junho de 2025 em Rhode Island.

Die TU Braunschweig feiert 30 Jahre Partnerschaft mit der University of Rhode Island. Festakt am 13.06.2025 in Rhode Island.
A TU Braunschweig está comemorando 30 anos de parceria com a Universidade de Rhode Island. Cerimônia em 13 de junho de 2025 em Rhode Island.

30 anos de sucesso: TU Braunschweig e URI celebram uma forte parceria!

Há 30 anos, em meados da década de 90, foram lançadas as bases para uma colaboração notável: a parceria entre Universidade de Rhode Island (URI) e o Universidade Técnica de Braunschweig. Esta aliança é hoje uma das mais bem-sucedidas nas universidades alemãs e será devidamente celebrada com um evento festivo em Rhode Island, em junho de 2025. A presidente Angela Ittel e representantes da TU Braunschweig não perderam a oportunidade de estar presentes nas celebrações.

A parceria passou por um desenvolvimento impressionante desde a sua fundação no final da década de 1980. Foi iniciado por John Grandin e Hermann Viets e viu o seu primeiro intercâmbio estudantil em 1995. Dois anos depois, o acordo de cooperação foi assinado. No entanto, estes 30 anos jubilosos significam não apenas um olhar para trás, mas também uma perspectiva voltada para o futuro: juntos iniciarão novos projectos de investigação e colaborações no próximo período.

Engenheiros internacionais em ascensão

Este é um dos principais pilares desta parceria Programa Internacional de Engenharia (IEP), modelo que proporciona aos alunos uma educação integral. Neste programa de cinco anos, os participantes não apenas adquirem o diploma de bacharel em engenharia, mas também o diploma de bacharel em um idioma, o que abre portas para carreiras internacionais para os estudantes.

Os números falam por si:100 por cento dos graduados do IEP estudam no exterior durante um ano, o que é simplesmente impressionante em comparação com apenas 0,1 por cento dos estudantes nacionais de engenharia. Nos últimos 30 anos, o intercâmbio proporcionou a cerca de 1.000 estudantes a oportunidade de adquirir experiência em todo o mundo. Não são apenas números, são histórias, esperanças e sonhos.

Como parte do programa de duplo diploma, a TU Braunschweig oferece agora a oportunidade de adquirir dois diplomas ao mesmo tempo: um mestrado nos EUA e um mestrado na Alemanha em diversas disciplinas de engenharia. Isso inclui disciplinas como engenharia civil, engenharia ambiental e engenharia elétrica. A oportunidade de concluir parte dos estudos na Alemanha e parte dos estudos nos EUA não é apenas muito popular entre os estudantes, mas também é vista como um enriquecimento estratégico para ambas as universidades.

Um olhar para o futuro

As raízes desta cooperação bem sucedida também podem ser vistas nas colaborações universitárias internacionais, que estão a tornar-se cada vez mais importantes para as universidades alemãs. De acordo com o HRK (Conferência de Reitores Universitários), as universidades estão envolvidas na educação transnacional, a fim de desenvolver e posicionar programas de estudo e faculdades no exterior. O código para projetos universitários alemães no exterior, adotado em 2013, estabelece importantes requisitos éticos e acadêmicos mínimos com os quais ambos os parceiros estão comprometidos.

Com o acordo de parceria estratégica assinado em junho de 2023, o trabalho de investigação será ainda mais intensificado. O objetivo da cooperação é colocar na agenda áreas inovadoras como a engenharia oceânica, a sustentabilidade, a quântica e a nanotecnologia e a formação de professores. O programa de Fundos Equivalentes desempenhará um papel crucial no apoio a estes projectos.

Em suma, mostra que esta parceria não é apenas bem sucedida, mas também orientada para o futuro - uma boa mão para o intercâmbio global! Olhando para os próximos anos, será emocionante ver onde a jornada levará para estas duas instituições.