Futuro do edifício Kaufhof: concurso para a reformulação de Braunschweig!
Braunschweig está planejando um concurso de arquitetura para redesenhar o prédio vazio em Kaufhof-Bohlweg. Objetivo: melhor qualidade de estadia.

Futuro do edifício Kaufhof: concurso para a reformulação de Braunschweig!
O primeiro está em pé desde outubro de 2020 Galeria Kaufhof em Bohlweg-Damm em Braunschweig praticamente vazio. O amplo edifício, também conhecido como Horten, desperta agora o interesse da cidade e do Volksbank BRAWO eG, que planejam em conjunto um concurso de arquitetura. Este passo não é por acaso: as vagas são um tema recorrente e discutido continuamente em diversas cidades e regiões.
No verão de 2024, a cidade e a BRAWO chegaram a acordo sobre um procedimento para redesenhar gradualmente a área de Kaufhof e seus arredores. A competição tem o título provisório promissorBOMA+, que significa BOhlweg, MAgniviertel mais arredores. A coordenação necessária deveria ter começado no primeiro trimestre de 2025, mas os preparativos demoraram algum tempo. A cidade já decidiu sobre o modelo vinculativo para o processo de competição.
Competição por um centro urbano sustentável
Dr. Christos Pantazis, presidente do SPD Braunschweig, vê muitas coisas positivas no projeto. Ele enfatiza a importância do redesenho para a atratividade do centro da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Mas o que exatamente está planejado? O processo concorrencial, para o qual são convidados cinco gabinetes de arquitetura e urbanismo reconhecidos nacional e internacionalmente, visa desenvolver soluções criativas para a utilização futura do edifício Kaufhof. Todas as opções são concebíveis, desde a preservação total até à demolição parcial ou total com nova construção.
As condições de competição passam também pela melhoria da qualidade de estadia e pela manutenção de mais espaços verdes. O objetivo é queMagniviertelpara uma melhor ligação à zona pedonal e ao Centro Schlossarkaden - um desafio que deve ser enfrentado com ideias novas.
Participação pública e trabalho do júri
O processo não depende apenas de opiniões exclusivas de especialistas. O procedimento prevê eventos de informação pública, a fim de envolver os cidadãos no planeamento. O júri, composto por representantes da cidade e da BRAWO, bem como especialistas externos, escolherá entre os projetos apresentados. O custo do procedimento gira em torno460.000 euros, com a cidade cobrindo metade dela.
As medidas planeadas para melhorar o centro da cidade não são apenas um projecto único, mas parte de um conceito mais amplo de desenvolvimento urbano. Alto BBSR A conversão de imóveis vagos e a melhoria da infraestrutura são abordagens fundamentais para combater as vagas nas cidades. Estas iniciativas podem dar um contributo significativo para aumentar a atractividade do centro da cidade - uma preocupação que a cidade de Braunschweig está agora a implementar agressivamente. O caminho é claro: são necessárias ideias criativas para enfrentar o declínio dos negócios e os desafios da vida urbana.
Em tempos em que há risco de vagas em muitos locais, é importante definir o rumo para uma cidade viva e sustentável. Os desenvolvimentos em torno do edifício Kaufhof poderiam servir de modelo não só para Braunschweig, mas também para outras regiões.