20 anos do Hospice Haus Celle: Começa a exposição fotográfica emocionante!
Exposição fotográfica comemorativa dos 20 anos do Hospice Haus Celle de 14 a 29 de agosto de 2025 na Nova Câmara Municipal. Saiba mais sobre o movimento hospice e a vida de Cicely Saunders.

20 anos do Hospice Haus Celle: Começa a exposição fotográfica emocionante!
A Hospice House em Wietzenbruch comemora um aniversário especial este ano: há 20 anos, a instalação garante que as pessoas na última fase de suas vidas sejam bem cuidadas e possam passar tempo com dignidade com seus parentes. A fundadora do movimento moderno de cuidados paliativos, Cicely Saunders, estabeleceu o princípio orientador de “não dar mais dias à vida, mas mais vida aos dias” e assim ajudou todo um movimento a decolar. Durante estas duas décadas, o hospício em Glockenheide acompanhou numerosos moribundos e apoiou familiares no seu luto, como relata Celler Presse.
No ano de aniversário, será organizada uma exposição fotográfica especial que incidirá sobre o trabalho essencial do hospício nas últimas duas décadas. Entre 14 e 29 de agosto de 2025, os interessados poderão admirar 20 fotos impressionantes e histórias associadas sobre o trabalho do hospício no foyer da Nova Câmara Municipal.
Uma olhada em Cicely Saunders e sua visão
Cicely Saunders teve um impacto profundo nos cuidados de fim de vida. Sua carreira começou em 1947, quando cuidou de um homem com câncer, David Tasma, em um hospital de Londres. Suas experiências dolorosas a levaram a trabalhar para cuidar melhor dos moribundos. Tasma legou £ 500 para abrir um lar para os moribundos, o que alimentou seu impulso. 20 anos depois, em 1967, ela abriu o St. Christopher's Hospice, que lançou as bases para o movimento de hospícios. Hoje, mais de 100.000 pessoas na Alemanha já se beneficiam de cuidados paliativos e de cuidados paliativos, que são oferecidos em uma rede de 236 hospícios para pacientes internados e cerca de 1.500 serviços ambulatoriais, de acordo com um relatório do [Weser Kurier].
Saunders desenvolveu o conceito de dor total, que enfatiza a visão multidimensional da dor e visa permitir que as pessoas que estão morrendo tenham uma experiência autodeterminada e sem dor. Somente deverão ser realizadas as medidas médicas solicitadas pelo paciente ou que tenham sido especificadas em seu testamento vital. Esses valores e opiniões moldaram o trabalho em cuidados paliativos até hoje.
Um olhar para trás e para frente
O primeiro hospício na Alemanha foi inaugurado em Aachen em 1986 e, desde então, o número de instalações e o seu compromisso têm aumentado continuamente. A Hospice House em Wietzenbruch faz parte deste impressionante desenvolvimento. Não só acompanha os moribundos, mas também dá aos familiares espaço para encontrar apoio nos momentos difíceis e se despedirem juntos.
A exposição fotográfica não só comemora o 20º aniversário, mas também chama a atenção para a importância do trabalho paliativo. É um bom incentivo para a sociedade promover a sensibilidade às questões da morte e do luto. A visita à exposição é, portanto, altamente recomendada a todos os interessados nas histórias e na vida que rodeiam o hospício.