Crash no L 298: Mini Cooper atinge trailer de cavalo!
Acidente no L 298: Mini Cooper colide com um trailer de cavalo. Causas, lesões e dicas de segurança em resumo.

Crash no L 298: Mini Cooper atinge trailer de cavalo!
Na manhã de terça-feira ocorreu uma manobra de ultrapassagem mal sucedida na L 298, que originou um infeliz acidente. Uma mulher de 53 anos de Celle queria ultrapassar um trator agrícola com seu Mini Cooper e calculou mal a distância. O condutor de um veículo com reboque de cavalos já estava na estrada neste momento. Para evitar uma colisão frontal, o trailer do cavalo desviou para a beira da grama. No entanto, ocorreu uma colisão lateral entre o Mini e o reboque, que resultou em ferimentos ligeiros ao condutor e danos materiais estimados em 15.000 euros. Havia dois cavalos no trailer, cujo estado está sendo verificado. Pferde.de informa que...
As manobras de ultrapassagem não são apenas complicadas neste caso específico, mas são geralmente uma das causas mais comuns de acidentes graves em estradas secundárias. No ano passado, foram registados 2015 acidentes devido a ultrapassagens na Renânia-Palatinado, nos quais 85 pessoas ficaram gravemente feridas e, infelizmente, 9 morreram. Isto também é evidente num trágico incidente em Weiler, perto de Bingen, onde um casal morreu num acidente frontal enquanto tentava ultrapassar. Kirstin Zeidler, chefe de pesquisa de acidentes (UDV) da seguradora, alerta para o perigo particular das manobras de ultrapassagem, que muitas vezes são causadas pela visibilidade limitada e pela superestimação da própria confiança pelos motoristas. RPR1 explica por que as manobras de ultrapassagem são frequentemente perigosas.
Manobras de ultrapassagem: um assunto perigoso
O aumento da velocidade nas ultrapassagens contribui significativamente para a gravidade desses acidentes. É difícil para os condutores avaliar corretamente a situação do trânsito, especialmente em estradas estreitas ou sinuosas. Na situação acirrada de ultrapassagens, você deve, portanto, ter cuidado e monitorar de perto vários fatores. Kirstin Zeidler dá conselhos importantes: É aconselhável travar com força se se encontrar numa situação perigosa para reduzir a velocidade de impacto e dar ao condutor que ultrapassa mais espaço para resolver as coisas. Ela também aconselha a realização de manobras evasivas apenas em casos especiais, por exemplo, quando o espaço lateral estiver livre e a velocidade já tiver sido reduzida. Evite desviar perto de obstáculos sólidos ou árvores. O Die Zeit também informa sobre os riscos de ultrapassagem.
Tendo em conta os riscos associados às manobras de ultrapassagem, a Auto- und Reiseclub Deutschland e.V. (ARCD) sublinha ainda a importância de observar rigorosamente as proibições de ultrapassagem, verificando sempre a distância aos veículos em sentido contrário e, se necessário, aguardar até que a estrada esteja desimpedida e segura. Um bom talento para avaliar distância e velocidade é essencial para evitar acidentes graves.