Grande incêndio na vegetação em Celle: Os bombeiros combatem as chamas!
Em 4 de julho de 2025, o corpo de bombeiros de Celle combateu um incêndio florestal em 60.000 m² no campo de Altenceller com mais de 60 serviços de emergência.

Grande incêndio na vegetação em Celle: Os bombeiros combatem as chamas!
Na tarde de sexta-feira, 4 de julho de 2025, o corpo de bombeiros de Celle foi chamado para um grande incêndio na vegetação em Altenceller Feld. Oldenburger Online Zeitung relata que o fogo está se espalhando rapidamente por uma área de cerca de 60.000 a 80.000 metros quadrados. As árvores jovens e os arbustos foram particularmente afetados, o que dificultou ainda mais os trabalhos de extinção.
Os serviços de emergência alertados estiveram no local por volta das 15h22. e foram rapidamente forçados a aumentar o nível de alerta. Sob a direção do gerente de operações, várias forças adicionais foram mobilizadas, incluindo o Pelotão de Transporte Aquático Sul do corpo de bombeiros da cidade. Um total de cerca de 60 bombeiros estavam de serviço, trabalhando intensamente no local do incêndio por três lados com um total de dez tubos D. A B3 entre Altencelle e Westercelle teve que ser totalmente fechada durante as medidas para garantir a segurança dos serviços de emergência e dos transeuntes.
Combate a incêndios eficiente
O combate coordenado a incêndios foi expressamente elogiado pelo chefe dos bombeiros da cidade, Uwe Wiechmann. Ele destaca a excelente organização e utilização dos novos trens de transporte aquaviário, que se revelaram extremamente úteis nesta situação. Os trabalhos de extinção duraram até por volta das 17h30. e apesar das medidas bem-sucedidas, a causa do incêndio permanece desconhecida.
Mas não é só em Celle que existem desafios quando se trata de incêndios. Brigada de incêndio de Celle ressalta que o número de incêndios em vegetação na Alemanha está aumentando constantemente. Em 2023, a área de floresta queimada estava mais de 40% acima da média desde 1991. Este desenvolvimento representa riscos não só para o meio ambiente, mas também para os serviços de emergência, que enfrentam inúmeros perigos durante essas operações.
Riscos para serviços de emergência
Um estudo da DGUV mostra que as alterações climáticas e os fenómenos meteorológicos cada vez mais extremos, como as ondas de calor, estão a aumentar drasticamente o risco de incêndios na vegetação. Nos últimos anos, o número de incêndios florestais na Alemanha ultrapassou várias vezes os 1.000. Como resultado deste aumento, os bombeiros devem esperar um aumento da exposição a substâncias potencialmente cancerígenas, especialmente durante operações tão desafiadoras.
Para neutralizar este risco, o equipamento de proteção adequado é essencial. Recomenda-se o uso de máscaras filtrantes de partículas das categorias FFP2 e FFP3 para minimizar riscos à saúde. Além disso, estão em curso estudos para compreender melhor a exposição das equipas de emergência aos incêndios na vegetação e para poder desenvolver medidas preventivas adequadas.
A operação em Celle é um exemplo impressionante da importância das reações rápidas e dos serviços de emergência bem treinados em situações tão perigosas. O corpo de bombeiros de Celle mostrou mais uma vez que tem habilidade para lidar com eventos tão dramáticos.