Rússia em 2025: Quatro rostos de uma nação crise!
Rússia em 2025: Quatro rostos de uma nação crise!
Celle, Deutschland - atual, em 6 de julho de 2025, a Rússia enfrenta enormes desafios em seu cenário econômico e político. A situação é tensa e as conseqüências do ataque à Ucrânia são perceptíveis em todos os lugares. Os últimos anos foram moldados por revoltas, e uma imagem multipolar do país está surgindo.
Em 2011, a Rússia começou lentamente a se recuperar da crise financeira, que afetou severamente o crescimento econômico nos dois primeiros termos de Vladimir Putin. A agitação política eclodiu, especialmente entre os jovens liberais e a inteligência, que protestaram contra os resultados das eleições parlamentares e o retorno de Putin ao cenário político. Natalia Zoubarvitch, da Universidade de Moscou, identificou quatro diferentes "Rússia" em 2011, que são caracterizadas por diferenças geográficas, econômicas e sócio -culturais:- Primeira Rússia: grandes cidades como Moscou e São Petersburgo, nas quais 21% da população vive e que são moldados por um aumento nas profissões de "colarinho branco".
- Segunda Rússia: cidades de tamanho médio que representam 25% da população, onde a indústria ainda está presente e o estilo de vida é parcialmente sete.
- Terceira Rússia: regiões periféricas com pequenas cidades e áreas rurais que representam quase 40% da população e vêm lutando com um declínio demográfico há décadas.
- Quarta Rússia: Repúblicas Nacionais no norte do Cáucaso e na Sibéria do Sul, que diferem econômica e socialmente do resto do país.
Desafios econômicos
A situação econômica 2025 é tudo menos rosada para a Rússia. Segundo relatos, o país não apenas sofre das consequências das sanções internacionais, mas também de uma pandemia aguda de uma escassez de trabalho , que afeta particularmente a indústria, o comércio e o transporte. São necessários até 2,6 milhões de trabalhadores adicionais, o que significa um aumento de 17% em comparação com 2023. Mais de um milhão de russos foram mobilizados para a guerra, enquanto entre 650.000 e 1 milhão estavam indignados no exterior. Essa emigração maciça de trabalhadores apenas aperta a situação porque inúmeras indústrias estão lutando por funcionários qualificados.
Especialistas econômicos descrevem a economia russa como "no superaquecimento". A inflação excede 10% e o banco central aumentou a taxa de juros chave para 21% para domar a bala de preços. Ao mesmo tempo, o rublo caiu e os russos precisam lutar com uma crescente falta de bens importados e uma queda de qualidade de vida. As reservas do país também caíram dramaticamente - de US $ 114 bilhões no início da secretária da Ucrânia para apenas US $ 38 bilhões hoje. Além disso, o plano apresentado por Putin não pôde ser colocado em prática, o que aumenta a dependência das exportações de matéria -prima.
tensões e perspectivas sociais
As correntes políticas na Rússia mostram no trabalho de sociólogos como Valéry Fiodorov e Evguéni Mintchenko, que dividem o país em quatro grupos: "Russie Game", "Russie Des Capitales", "Russie Profende" e "Russie Combattante". Os dois primeiros grupos que representam cerca de 40% da população mostraram uma clara rejeição da política militar atual e o retorno aos valores ocidentais. Por outro lado, o "Russie Profonde" aceitou as decisões e benefícios de Putin com a redistribuição econômica. Isso mostra como existem fortemente diferenças sociais e como elas podem afetar o apoio à guerra.
No geral, há uma atmosfera acalorada na Rússia, que é caracterizada pelas crescentes medidas repressivas em comparação com os russos realocados que deixaram o país. Ao mesmo tempo, a lacuna entre os diferentes grupos sociais e econômicos, que perseguem seus próprios interesses e perspectivas. A comunidade internacional reage com sanções que não são apenas sobrecarregadas pelo país e pela política, mas também à sociedade e pela estrutura econômica.
A Rússia poderia entrar em uma fase em busca de novas parcerias econômicas com países como China, Turquia e Índia, mas isso não oferece uma solução adequada para os problemas atuais. A dissociação do Ocidente traz danos econômicos de longo prazo e deixa a questão de como a sociedade pode continuar sob as circunstâncias dadas.
A Rússia se aproximará do abismo ou pode funcionar fora da crise? Essas perguntas permanecem abertas, enquanto os desenvolvimentos continuarão sendo seguidos precisamente no próximo horário.
As informações sobre os desafios atuais e as correntes sociais na Rússia vêm de várias fontes que iluminam a situação com várias camadas no país. SO RELATÓRIOS rtbf Sobre os diferentes" Rússia ", enquanto Details Ort Celle, Deutschland Quellen