Emden inicia uma revolução: banheiros modernos contra o vandalismo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Emden está modernizando os banheiros públicos na estação ferroviária e no centro da cidade com um novo conceito contra o vandalismo.

Emden modernisiert öffentliche Toiletten am Bahnhof und in der Innenstadt mit einem neuen Konzept gegen Vandalismus.
Emden está modernizando os banheiros públicos na estação ferroviária e no centro da cidade com um novo conceito contra o vandalismo.

Emden inicia uma revolução: banheiros modernos contra o vandalismo!

Em Emden, a situação em torno dos banheiros públicos - especialmente na principal estação ferroviária - é tema de conversa. As instalações são muitas vezes gravemente danificadas e desfiguradas, o que não só prejudica a boa reputação da cidade. Um novo conceito pretende agora remediar a situação e modernizar as instalações sanitárias do centro da cidade. NWZ on-line relata que o principal objectivo destas medidas é ter instalações sanitárias limpas, modernas e sem barreiras.

Uma das primeiras medidas diz respeito ao mau uso do banheiro na estação ferroviária. O plano é que os usuários tenham que pagar pelo uso futuro, o que cobrirá parte dos custos de manutenção. A cidade incluiu estimativas de custos de 250.000 euros anuais para esta renovação no seu planeamento orçamental para 2025/26. Os problemas não são novos: os elevados custos de limpeza das soluções de contentores e o vandalismo repetido tornam difícil para a cidade manter uma aparência limpa.

Novo conceito de banheiro: Mais segurança e limpeza

Além da colocação de novos sanitários, o novo conceito inclui também instalações adicionais no jardim da cidade e em Delft. A cidade está actualmente à procura de um fornecedor para instalar os novos sanitários e operá-los durante dez anos, incluindo limpeza e manutenção. O que é particularmente importante aqui é um sistema de chamada de emergência para banheiros para deficientes, que deveria ser fornecido.

Conforme descrito no planeamento, são concebíveis várias opções de design, incluindo sanitários autolimpantes. Para impedir o vandalismo, recomenda-se um conceito de pagamento, seja através da inserção de moedas ou de métodos de pagamento sem dinheiro. Com estas medidas, o esforço de limpeza poderá ser significativamente reduzido.

Vandalismo e suas consequências

Uma preocupação importante é a proteção contra o vandalismo. Neste contexto, os especialistas relatam soluções como a utilização de portas em aço ou alumínio, que são particularmente resistentes. Também está prevista a instalação de máquinas de moedas embutidas, tornando-as acessíveis apenas a pessoal autorizado. A empresa Tecnologia sanitária recomenda projetar pias e sistemas de descarga de forma que não proporcionem terreno fértil para manipulação. Isso poderia tornar o uso dos banheiros mais seguro e higiênico.

Além disso, outro projecto sobre o tema das instalações sanitárias mostra que é importante criar um acesso bem pensado e inclusivo. O foco está em fornecer instalações sanitárias acessíveis e adequadas às mulheres para apoiar grupos desfavorecidos e permitir-lhes lidar com a menstruação com segurança, relata o BMZ.

No geral, resta saber com que rapidez e sucesso a implementação em Emden ocorrerá. Mas uma coisa é certa: é necessário um bom planeamento para dar à cidade uma imagem positiva e satisfazer as necessidades de todos os cidadãos.