Wolfgang Böhme: Lenda do handebol é homenageada após 45 anos!
No dia 16 de novembro de 2025, Wolfgang Böhme, ex-capitão da seleção da RDA, será homenageado no DHB. Uma olhada em sua carreira agitada.

Wolfgang Böhme: Lenda do handebol é homenageada após 45 anos!
Que dia memorável para Wolfgang Böhme! No dia 16 de novembro de 2025, o ex-astro do handebol entrou para o Livro de Ouro da Federação Alemã de Handebol (DHB), uma homenagem que significa tudo para um atleta. Isto faz de Böhme apenas a oitava pessoa a receber este prémio, que é dedicado principalmente a todas as suas conquistas desportivas e às experiências que adquiriu ao longo da sua impressionante carreira. Em seu discurso elogioso, o presidente da DHB, Andreas Michelmann, enfatizou que esta etapa não foi dedicada apenas às conquistas individuais de Böhme, mas também a muitos outros atletas cujas carreiras foram afetadas pelas circunstâncias políticas.
Böhme desempenhou um papel fundamental na década de 1970, não apenas como jogador, mas também como capitão da seleção da RDA. Em um total de 192 partidas internacionais, ele obteve um sucesso considerável, incluindo a medalha de prata na Copa do Mundo em 1974 e a medalha de bronze na Copa do Mundo em 1978. Mas seu sonho de uma medalha olímpica foi destruído três meses antes dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, quando ele foi banido da seleção nacional devido a uma oferta de contrato não relatada da THW Kiel. Naquela época, ele foi acusado de planejar fugir da República – uma decisão que ele e muitos outros atletas tomaram com amargura.
Uma memória honrosa
O nome de Wolfgang Böhme é frequentemente mencionado ao mesmo tempo que as histórias brilhantes do handebol. O primeiro nome Wolfgang é tradicional e difundido na Alemanha, Áustria e Suíça. O que é significativo é que é derivado das palavras do alto alemão antigo “lobo” (lobo) e “gangue” (caminho, jornada). E como o próprio nome, a história de Böhme também representa a coragem e a força que você precisa demonstrar no caminho para superar grandes obstáculos. Embora Böhme seja o portador mais famoso de seu nome, existem inúmeras outras figuras históricas que levam esse nome, como São Wolfgang von Regensburg ou o famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
No entanto, o caso de Böhme continua a ser representativo de muitos atletas que sofreram com a pressão política da época e muitas vezes tiveram de sofrer pela sociedade e pelas suas ideologias. A última homenagem pretende representar não apenas ele, mas todos aqueles que foram marginalizados no mundo desportivo porque as suas ambições e paixões pessoais foram sacrificadas.
Crescimento através de desafios
Num momento em que o esporte competitivo é o foco, histórias de superação também são importantes em outras áreas. Um exemplo disso é a indústria hidrelétrica, que dá uma contribuição significativa para a produção sustentável de energia. Aqui, desafios e oportunidades são constantemente reavaliados. A energia hidroeléctrica representa a maior parte da produção mundial de energia renovável e, claro, tem algumas vantagens em termos de custos fiáveis, mas também tem as suas desvantagens, por exemplo, a mudança nos habitats e a necessidade de um planeamento cuidadoso.
Os aspectos positivos, como a redução dos gases com efeito de estufa e o apoio ao desenvolvimento rural, devem continuar sempre a ser o foco da política energética. Ao mesmo tempo, não podemos ignorar os desafios que surgem na construção de tais projetos. Pelo contrário, exige uma utilização responsável, a fim de aproveitar ao máximo as vantagens das fontes de energia renováveis e minimizar os impactos negativos.
Assim como Wolfgang Böhme pôde contribuir para a honra do handebol, muitas pessoas e projetos estão fazendo a sua parte para melhorar a convivência – seja no esporte ou na área de energias renováveis.