Amor parental sob o microscópio: você inconscientemente prefere seu filho?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os pais muitas vezes tendem a favorecer inconscientemente os filhos, especialmente as filhas. Um estudo atual lança luz sobre essa dinâmica.

Eltern neigen oft zu unbewusster Bevorzugung ihrer Kinder, insbesondere von Töchtern. Eine aktuelle Studie beleuchtet diese Dynamiken.
Os pais muitas vezes tendem a favorecer inconscientemente os filhos, especialmente as filhas. Um estudo atual lança luz sobre essa dinâmica.

Amor parental sob o microscópio: você inconscientemente prefere seu filho?

Os filhos são um grande tesouro, mas a questão da preferência entre irmãos muitas vezes permanece sem resposta. Um estudo da Universidade Brigham Young mostrou agora que muitos pais têm inconscientemente um filho pelo qual se sentem particularmente apegados. Essa descoberta foi amplamente estudada e tem potencial para impactar significativamente a vida familiar. Quanto poder têm estas preferências familiares e o que significam para os filhos?

Surpreendentemente, os resultados mostram que as diferenças no tratamento parental não devem ser vistas de forma negativa desde o início. No entanto, deve notar-se que as preferências irrefletidas podem tornar-se problemáticas. Os filhos mais parecidos com os pais muitas vezes vivenciam o favoritismo positivo, que se manifesta em menos conflitos e experiências mais agradáveis. Muitas vezes são os filhos que exigem mais atenção, que desfrutam de um vínculo mais intenso e, portanto, de mais proximidade. De acordo com um relatório da KA-News, surge a questão de saber se esta dinâmica é sempre inofensiva para a saúde ou se pode ter consequências a longo prazo.

Resultados e preferências da pesquisa

O estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, baseia-se em dados de mais de 19.000 participantes de 30 estudos diferentes. Uma conclusão importante é que tanto os pais como as mães tendem a preferir as meninas. As razões são variadas: As raparigas são frequentemente consideradas mais calmas e melhores a seguir regras, o que as torna menos desafiantes. Isso fica evidente nos dados analisados ​​fornecidos pelo site Hello Parents. Uma observação interessante é que as próprias raparigas não sentem que estão a ser tratadas preferencialmente. Isto poderia sugerir que as percepções de favoritismo nem sempre correspondem à realidade.

O estudo também mostra que os irmãos mais velhos tendem a receber mais responsabilidade e independência, o que por sua vez leva a um vínculo mais forte. O professor Alexander Jensen, da Universidade Brigham Young, aconselha os pais a tomarem consciência desses padrões. As preferências dos pais não devem ser ocultadas, mas devem ser ativamente abordadas, a fim de evitar futuros mal-entendidos e conflitos.

Consequências do favoritismo

Que impacto isso tem nas crianças? Os filhos preferidos tendem a demonstrar uma saúde mental mais estável, a ter mais sucesso nas suas carreiras e a manter relacionamentos de longo prazo. Em contraste, existem aquelas crianças que recebem menos atenção e, portanto, muitas vezes apresentam resultados de desenvolvimento mais fracos. Esta dinâmica pode impactar a autoconfiança e as relações familiares, destacam os resultados do estudo. Uma abordagem consciente do comportamento parental é, portanto, aconselhável.

Para garantir um tratamento justo a todas as crianças, a investigação de Jensen recomenda uma série de medidas: estabelecer regras uniformes para todos os irmãos, ter conversas abertas sobre afeto emocional e equilibrar especificamente as desigualdades existentes. Esta é a única maneira de tornar as relações familiares justas.

Globalmente, a constatação de que as crianças são muitas vezes favorecidas inconscientemente deve ser encarada como uma oportunidade para criar um ambiente familiar harmonioso e de apoio. Com mão boa e senso de proporção, os pais podem ajudar todos os filhos a se sentirem amados e valorizados. Vale a pena pensar nos seus próprios padrões e introduzir mudanças positivas. Visita Notícias KA, Olá pais e notícias diárias para obter mais informações sobre este tópico emocionante.