Kunstverein Göttingen: Marjolijn Dijkman e o mundo em mudança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a exposição interativa “Between the Lines” de Marjolijn Dijkman no Kunstverein Göttingen de 12 de outubro a 7 de dezembro de 2025.

Erleben Sie die interaktive Ausstellung „Between the Lines“ von Marjolijn Dijkman im Kunstverein Göttingen vom 12. Oktober bis 7. Dezember 2025.
Experimente a exposição interativa “Between the Lines” de Marjolijn Dijkman no Kunstverein Göttingen de 12 de outubro a 7 de dezembro de 2025.

Kunstverein Göttingen: Marjolijn Dijkman e o mundo em mudança!

Atualmente há muito para descobrir em Göttingen: A nova exposição “Between the Lines” do artista holandês Marjolijn Dijkman abriu as suas portas a 12 de outubro de 2025 e aguarda até 7 de dezembro de 2025 com uma emocionante combinação de arte e investigação. Este evento acontece no Kunstverein Göttingen, na Antiga Câmara Municipal, 1º andar, e atrai os amantes da arte todos os dias, de terça a domingo, entre 11h e 17h.

Mas o que torna a exposição de Dijkman tão especial? Ela combina criação artística com investigações em territórios reais ao redor do mundo, incluindo o campo de batalha de Verdun e depósitos de terras raras na República Democrática do Congo. A exposição também dá uma nova luz às águas de Göttingen. As mudanças dinâmicas nestas regiões são apresentadas através de arranjos espaciais, walk-in, fundições de metal, fotografias e contribuições de filmes. “Trata-se de retratar convulsões e a natureza mutável da Terra”, explica Dijkman, que se define como uma artista multidisciplinar baseada em pesquisas.

Arte, Ciência e o Antropoceno

Marjolijn Dijkman é conhecida pela sua capacidade de explorar intersecções entre a arte e outras áreas de investigação. Não só os aspectos estéticos são importantes no seu trabalho, mas também as questões sociopolíticas e ecológicas, que ela traz à tona através de instalações walk-in. Seus projetos são fortemente baseados em processos e vão desde instalações deslumbrantes até eventos discursivos e publicações. A sua arte move-se na área da tensão entre a arte conceptual e a geografia crítica, o que se torna ainda mais claro através da sua reflexão crítica sobre as condições do Antropoceno.

Neste contexto, Dijkman faz parte de uma discussão mais ampla sobre o Antropoceno, que também tem recebido ampla atenção nos estudos de arte desde que foi conceituado pela primeira vez por Paul J. Crutzen e Eugene F. Stoermer em 2000. O Antropoceno descreve a relação entre os humanos e o meio ambiente, que é caracterizada por mudanças profundas ( História da arte ).

Um programa de apoio colorido

A exposição não oferece apenas a oportunidade de se maravilhar com as impressionantes obras de Dijkman. O evento começou no dia 11 de outubro com uma vernissage, que foi acompanhada por um discurso de boas-vindas de Helmut Wenzel e uma introdução do curador Stephan Klee. Para quem quiser se aprofundar no assunto, os passeios dominicais com Joos Ziegler estão na programação nos dias 19 de outubro e 2 de novembro. Por fim, no dia 6 de dezembro, será oferecida uma longa tarde artística com passeios, apresentações e debates antes da finissage do dia 7 de dezembro, que conclui a exposição com uma apresentação abrangente da edição da exposição intitulada “Earthing Discharge”.

Marjolijn Dijkman, que nasceu na Holanda em 1978 e vive em Bruxelas, tornou-se conhecida através dos seus projetos e é cofundadora da “Enough Room for Space”. Seus estudos na Gerrit Rietveld Academy e no Piet Zwart Institute moldaram sua abordagem interdisciplinar. Atualmente está pesquisando como parte de um programa de doutorado na LUCA School of Arts.

A exposição é viabilizada pelo Ministério da Ciência e Cultura da Baixa Saxônia e outros apoiadores. Qualquer pessoa interessada nas mudanças atuais entre o homem e a natureza não deve perder a oportunidade de descobrir as fascinantes obras de Marjolijn Dijkman. Tipo em e Associação de Arte de Göttingen cordialmente convido você!