Qualidade do ar em Göttingen: descobertos níveis alarmantes de poeira fina!
Qualidade atual do ar em Göttingen: poeira fina, ozônio e dióxido de nitrogênio - dados de medição e recomendações de saúde.

Qualidade do ar em Göttingen: descobertos níveis alarmantes de poeira fina!
A qualidade do ar em Göttingen está sendo monitorada de perto, como mostra a atual estação de medição na Bürgerstrasse. Os valores de poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio foram registrados em 8 de julho de 2025. A estação mede principalmente o tamanho das partículas de poeira fina de até PM10 por metro cúbico de ar. O valor limite para poeiras finas é de 50 microgramas por metro cúbico, que não pode ser excedido mais de 35 vezes por ano. Esses limites importantes são cruciais para a saúde da população.
A qualidade do ar é avaliada com base em três dados principais: poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio. Os valores-limite estão claramente definidos: valores superiores a 200 μg/m³ para dióxido de azoto, superiores a 100 μg/m³ para poeiras finas ou superiores a 240 μg/m³ para o ozono são classificados como “muito pobres”. Nesses casos, as pessoas sensíveis são aconselhadas a evitar esforços físicos ao ar livre. Relatórios Göttinger Tageblatt.
Situação atual da qualidade do ar
O nível actual de poluição por poeiras finas na Alemanha é alarmantemente elevado. Várias estações de medição já apresentam uma faixa de valores ampliada. A Agência Federal do Meio Ambiente alerta que o tráfego rodoviário e os gases de escape industriais são fontes significativas de emissões de poeiras finas. As condições climáticas de alta pressão do inverno, em particular, promovem o acúmulo de poluentes no ar, o que também pode ser observado nestes dias. Estas condições significam que muitas pessoas sensíveis, como asmáticos e crianças, podem sofrer de irritação respiratória. Pode-se dizer que o vento leste, que traz o ar poluído do Leste da Europa Central, não melhora exactamente a situação. , como afirma o Tagesschau.
Outro problema é que há um enorme aumento nos níveis de poeira fina na véspera de Ano Novo. São liberadas cerca de 1.500 toneladas de poeira fina, o que representa 75% do valor anual. Este pó fino, que resulta dos fogos de artifício, entre outras coisas, é um perigo para a saúde e contém partículas minúsculas e indistintas que muitas vezes podem ter consequências graves para a saúde. Em comparação com as emissões durante todo o ano, a contribuição dos fogos de artifício da véspera de Ano Novo é apenas uma gota no oceano.
Emissões de poeira fina na Alemanha
Uma notícia positiva, no entanto, é que as emissões de partículas na Alemanha diminuíram significativamente desde 1995. As emissões de PM10 caíram para 0,18 milhões de toneladas em 2022, uma diminuição de 45,4% em comparação com 1995. Estes sucessos devem-se certamente às regulamentações ambientais mais rigorosas e ao progresso técnico, que a Agência Federal do Ambiente também confirma. No entanto, no mesmo ano, 41,1% das emissões de PM10 provieram de processos de produção e 37,2% de processos de combustão, como os transportes. A Agência Federal do Meio Ambiente fornece informações detalhadas sobre isso.
Por último, só podemos esperar que a situação meteorológica melhore em breve, para que a qualidade do ar em cidades como Göttingen possa voltar a respirar aliviada. Até lá, as pessoas particularmente sensíveis devem cuidar bem de si mesmas e evitar esforços físicos ao ar livre se os valores forem particularmente elevados. Nuvens cumulus poderão em breve esfriar um pouco o radar meteorológico!