Nova rede em Göttingen: Melhor ajuda para pacientes com Parkinson!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A rede ParkCare está começando em Göttingen para melhorar o tratamento do Parkinson no sul da Baixa Saxônia. Objetivo: aumentar a qualidade de vida.

In Göttingen startet das ParkCareNetz zur Verbesserung der Parkinson-Versorgung in Südniedersachsen. Ziel: Lebensqualität steigern.
A rede ParkCare está começando em Göttingen para melhorar o tratamento do Parkinson no sul da Baixa Saxônia. Objetivo: aumentar a qualidade de vida.

Nova rede em Göttingen: Melhor ajuda para pacientes com Parkinson!

Em Göttingen, o ParkCareNetz iniciou oficialmente o seu trabalho para melhorar o atendimento aos pacientes de Parkinson na região de saúde do sul da Baixa Saxônia. Conforme relata o HNA, o projeto é apoiado com fundos estatais e visa fornecer informações de forma rápida e fácil às pessoas afetadas e seus familiares. Mas não é tudo: a iniciativa também quer otimizar a comunicação entre médicos e terapeutas para tornar mais eficiente o tratamento e o apoio a quem sofre desta doença insidiosa.

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum na Alemanha, com uma taxa afetada de cerca de 0,6% da população em 2023. A prevalência desta doença é particularmente maior em vários distritos do sul da Baixa Saxónia. Com o ParkCareNetz, as regiões de Göttingen, Goslar, Hildesheim, Holzminden e Northeim têm a oportunidade de atender especificamente às necessidades dos pacientes locais.

Uma rede forte

O ParkCareNetz é um resultado direto do estudo “ParkNetz”, que está sendo realizado na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes (HAWK) em Hildesheim e no Centro Médico da Universidade de Göttingen. Este estudo, que durará até agosto de 2026, analisa as necessidades específicas das pessoas afetadas e constitui assim a base para a construção de uma rede regional eficaz. “Queremos aumentar a qualidade de vida das pessoas com Parkinson e dos seus familiares através de uma melhor comunicação e cooperação no sistema de saúde”, afirmam os responsáveis ​​do HAWK.

Além da região de saúde da Baixa Saxônia, que inclui 30 regiões de saúde e envolve 37 municípios, o ParkCareNetz não continuará sendo o único novo projeto. A partir de 2026, iniciativas adicionais para tratamento de demência e primeiros socorros psicológicos entrarão na ofensiva, apoiadas pelo estado, seguradoras de saúde e fundos federais.

Ouvido aberto para pacientes e familiares

O objetivo do ParkCareNetz é compilar informações úteis sobre a detecção, tratamento e cuidados da doença de Parkinson. A oferta dirige-se não só aos pacientes, mas também ao tratamento de médicos e terapeutas. Desta forma, todos os intervenientes nos cuidados de saúde devem estar mais bem interligados, a fim de melhorar de forma sustentável os resultados do tratamento para as pessoas afetadas.

Graças ao apoio do Ministério da Ciência e Cultura da Baixa Saxônia e do programa zukunft.niedersachsen da Fundação Volkswagen, o projeto será financiado por um total de três anos. Em combinação com um foco claro na colaboração interprofissional, o ParkCareNetz representa um modelo promissor para enfrentar os desafios do tratamento do Parkinson no sul da Baixa Saxônia.