Quebra-cabeças e prêmios: Física no Advento” 2025 é tão emocionante!
Física no Advento 2025 em Göttingen: Desafios diários promovem o interesse científico entre os jovens participantes.

Quebra-cabeças e prêmios: Física no Advento” 2025 é tão emocionante!
Em 1º de dezembro de 2025 será novamente “Física no Advento”: o popular calendário do Advento da Universidade de Göttingen está agora em sua 13ª edição e irá mais uma vez deliciar-se com 24 emocionantes tarefas de física. Como HNA relata, um número impressionante de 71.000 participantes participaram do evento no ano passado. O calendário foi desenvolvido por físicos, liderados pelo Prof. Arnulf Quadt, e apoiado pelo Dr. Silke Möbius da Universidade de Berna.
O objetivo do projeto é claro: inspirar os jovens sobre física e ciências naturais, ao mesmo tempo que promove a autodisciplina e a comunicação sobre ciência. Quem quiser participar da campanha ainda pode se cadastrar gratuitamente. O calendário do Advento não oferece apenas quebra-cabeças complicados, mas também inúmeros prêmios. Os principais prêmios são viagens a Dallas e ao Museu Harry Potter, em Londres, mas iPads, livros e kits de experimentos também aguardam os participantes com mais pontos. A competição destina-se a turmas escolares, sendo cerca de 50% dos participantes do sexo feminino - um sinal importante para que mais raparigas se interessem por carreiras técnicas.
Experimentos emocionantes e projetos de aprendizagem premiados
As experiências diárias podem ser facilmente realizadas utilizando materiais domésticos de uso diário, tornando a participação atrativa para todas as idades, desde adolescentes até adultos. Cada experimento é apresentado em vídeo, e a solução da questão diária segue no dia seguinte. Este conceito garante um alto nível de diversão interativa e motiva os participantes a participar, como explica a Universidade de Göttingen na apresentação do evento: Universidade de Gotinga.
Mas “Física no Advento” não é o único projeto que inspira jovens investigadores. A Fundação Bayer também está ativamente empenhada em promover o interesse pelas ciências naturais. O programa “Science@School” apoia escolas com até 20.000 euros para projetos criativos do MINT. Desde 2007, foram lançadas as bases para fortalecer a confiança na ciência e aumentar a acessibilidade para as gerações futuras, como relata a Fundação: Fundação Bayer.
Com uma elevada proporção de participantes e uma variedade de projetos inspiradores, tanto “Física no Advento” como iniciativas como “Ciência@Escola” atuam como catalisadores para a próxima geração de cientistas. Agora, mais do que nunca, é importante incentivar o interesse pela ciência e garantir que o futuro está nas melhores mãos.