Goslar e Arcachon comemoram 60 anos de forte parceria urbana!
Goslar comemora 60 anos de geminação com Arcachon na histórica Câmara Municipal; uma celebração de amizade e cooperação.

Goslar e Arcachon comemoram 60 anos de forte parceria urbana!
Um aniversário especial causou grande agitação em Goslar em 15 de outubro de 2025: A relação de cidades gêmeas entre Goslar e Arcachon celebrou seu 60º aniversário com um evento festivo na histórica prefeitura. Ninguém conseguiu escapar à magia deste evento quando a presidente da Câmara Urte Schwerdtner e o seu homólogo francês Yves Foulon assinaram um novo documento de parceria. Esta cerimónia não é apenas um momento solene, mas também um sinal de amizade viva que perdura desde o certificado original de 2 de outubro de 1965, assinado pelos então representantes Lucien de Gracia, Helmut Schneider e Dr.
“Esta parceria é como um casamento de diamantes”, disse Schwerdtner, fazendo uma comparação impressionante e enfatizando o quão forte e valioso o vínculo entre as duas cidades cresceu ao longo dos anos. Ela enfatizou a importância da amizade e da confiança num momento em que o nacionalismo está novamente em ascensão. Foulon concordou e agradeceu a calorosa recepção que a delegação francesa recebeu em Goslar.
Encontros calorosos e novos bancos
Seu vice, Lummeaux, e uma delegação do conselho e da administração viajaram com Foulon. Às 16h30, um simbolismo adicional foi apresentado como parte da comemoração, quando duas novas bancadas de parceria foram inauguradas na Prefeitura. Estes bancos, decorados com placas, destinam-se a comemorar a amizade de longa data e servirão também para futuros encontros entre cidadãos.
A geminação de cidades não é apenas um documento formal, mas desenvolveu-se numa comunidade viva que se caracteriza por encontros de cidadãos, intercâmbios de estudantes e intercâmbio de clubes, bem como uma ligação estreita entre os bombeiros. Perante os presentes, incluindo muitos interessados, mesmo que não tivessem ligação direta com França, as atuações musicais de Julia Lahmer (piano), Eszter Vörös (violoncelo) e Maria Balajti (violino) criaram um ambiente especial.
Um olhar para o passado
As raízes desta parceria municipal remontam aos anos do pós-guerra, quando o foco estava em novos começos e na reconciliação. Hoje existem mais de 2.200 cidades geminadas que conectam a Alemanha e a França [pole-franco-allemand.de](https://pole-franco-allemand.de/die-deutsch-franzoesischen-staedtepartnerschaften-gestern-heute-und-morgen/#:~:text=Mehr%20als%202.200% 20St%C3%A4dtepartnerships%20connects%20Alemanha%20e%20França,amizade.%20Sua%20Origem%20f%C3%BChrt%20to%C3%BCck%20em%20o%20Período pós-guerra.) relatado. Estas parcerias não só promovem o intercâmbio entre cidades, mas também a compreensão e a amizade além-fronteiras.
Ao longo das últimas seis décadas, Goslar e Arcachon forneceram um exemplo impressionante de compreensão internacional viva. O ato comemorativo de hoje não é apenas um olhar para trás, para o que foi, mas também um olhar para o que pode vir e um sinal de que a ideia de uma Europa unida continua a ter um grande valor.
No espírito desta amizade, a próxima geração continuará o que as gerações anteriores começaram. Então tudo o que você pode dizer é: Que venham os próximos 60 anos de memórias e experiências compartilhadas!