Aviso do DLRG: Os acidentes de natação estão aumentando – é assim que você salva vidas!
O DLRG alerta para o aumento dos acidentes de natação: 411 mortes na Alemanha em 2023. Dicas para nadar com segurança na Baixa Saxônia.

Aviso do DLRG: Os acidentes de natação estão aumentando – é assim que você salva vidas!
Com sol forte e temperaturas perfeitas para nadar, muitas pessoas são atualmente atraídas pelos lagos para banho na Baixa Saxônia. Mas a alegria da água fria pode enganar. A Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG) alerta urgentemente sobre o aumento dos acidentes de natação e os perigos associados. Alto NDR Um número sombrio de 411 pessoas morreu em acidentes de natação no ano passado, um aumento de 112 casos em comparação com 2021. Este resultado sombrio mostra que cautela é essencial ao nadar.
O fim de semana passado foi particularmente alarmante, quando foram registadas pelo menos 15 mortes na natação em todo o país – o número mais elevado num fim de semana deste ano. Na Baixa Saxónia, um homem de 40 anos morreu afogado na barragem Innerste, no distrito de Goslar, e um homem de 94 anos morreu afogado em Lohnde, um distrito da região de Hanover. O DLRG observa que duas das principais causas destes trágicos acidentes são a sobrestimação das capacidades de natação e a subestimação de perigos como as correntes de água e as diferenças abruptas de temperatura.
Chame a atenção para os perigos
Isto torna ainda mais importante estar ciente dos seus limites e reconhecer os riscos. O DLRG aponta os perigos do choque frio que pode surgir devido a mudanças bruscas de temperatura. Essas mudanças repentinas são particularmente arriscadas após o banho de sol, pois podem ocorrer problemas circulatórios ou mesmo cólicas. Então avisa o espelho diário do mergulho descuidado em águas turvas, que são perigosas não só para pessoas inexperientes.
A DLRG recomenda vivamente que evite nadar em zonas não vigiadas e que siga as instruções de segurança, como as bandeiras. Por exemplo, uma bandeira vermelha indica uma proibição de banho. Os nadadores também devem usar coletes salva-vidas, especialmente em rios ou ao caminhar em lodaçais sem acompanhantes experientes.
Mudanças climáticas e fechamento de piscinas como fatores de risco
Outro factor para o aumento dos acidentes de natação são as alterações climáticas e o encerramento de inúmeras piscinas, como sublinha a DLRG. Ambos levam cada vez mais pessoas a entrar em águas naturais, onde os perigos são frequentemente subestimados. Em 2023, cerca de 76 por cento das mortes na natação eram do sexo masculino, sendo frequentemente afectados homens com idade igual ou superior a 55 anos. Os adultos mais jovens, por outro lado, podem entrar em situações mortais devido ao descuido, ao excesso de confiança e à influência do álcool.
A Presidente da DLRG, Ute Vogt, apela a todos os pais para que prestem especial atenção aos perigos para as crianças pequenas. Porque uma coisa é certa: apesar de todos os avisos, a diversão da natação não deve ser perdida - só precisa de ser melhor planeada!