Proibição de fogos de artifício na véspera de Ano Novo? O Zoológico de Hannover protege os animais do barulho!
O Zoológico de Hannover reduziu o horário de funcionamento na véspera de Ano Novo e está discutindo a proibição de fogos de artifício para proteger os animais e o meio ambiente.

Proibição de fogos de artifício na véspera de Ano Novo? O Zoológico de Hannover protege os animais do barulho!
O Ano Novo muitas vezes começa com fogos de artifício coloridos e franjas alegres, mas a discussão sobre fogos de artifício privados na véspera de Ano Novo está se tornando cada vez mais intensa. O Zoológico de Hanover também estará aberto em 31 de dezembro deste ano, mas com horário de funcionamento reduzido. O abrigo de animais fecha às 14h. para que os colaboradores possam se preparar para os próximos desafios do Réveillon. Como relata news38.de, a criação de animais requer precauções especiais para proteger os animais do barulho e da agitação dos fogos de artifício.
Este problema não é novo. Muitos animais sofrem com o barulho causado pelos fogos de artifício e bombinhas. O zoológico, portanto, apela a todos os celebrantes para que evitem lançar fogos de artifício e foguetes perto do zoológico. “Queremos evitar incidentes como o incêndio no Zoológico de Krefeld em 2019”, afirma. Os tratadores de animais também são acionados: Levam os animais para seus alojamentos seguros antes do barulho esperado, a fim de protegê-los do medo e do estresse.
A voz da proteção animal
A discussão sobre a proibição de fogos de artifício é cada vez mais apoiada pelas vozes da Associação Alemã de Bem-Estar Animal. Isto exige a proibição da compra e utilização privada de pirotecnia na véspera de Ano Novo e apoia a campanha “Böllerciao” da Ajuda Ambiental Alemã. Porque foguetes e bangers não causam apenas estresse em animais de estimação, mas também ansiedade enorme em animais selvagens. Thomas Schröder, presidente da Animal Welfare Association, argumenta que as proibições municipais de certas áreas em torno das instalações de criação de animais são urgentemente necessárias para proteger os animais. Como explica a Animal Welfare Association no seu website, alternativas como os espectáculos de drones podem representar uma solução amiga dos animais. Tierschutzbund
Os riscos para a saúde e o impacto ambiental dos fogos de artifício também são um grande problema. Os ambientalistas e o sindicato da polícia apelam à proibição de fogos de artifício privados devido aos elevados níveis de partículas e de produtos químicos prejudiciais ao ambiente. Jörg-Andreas Krüger, presidente da Associação Alemã de Conservação da Natureza (Nabu), sublinha o quão prejudicial a situação é para as pessoas e os animais. O apoio a esta proibição vem de mais de 64 organizações, bem como da Associação Médica Alemã e da Cruz Vermelha Alemã, que também são a favor de medidas mais rigorosas. O presidente da Ajuda Ambiental, Jürgen Resch, salienta que os resultados da véspera de Ano Novo são “devastadores” e que são urgentemente necessárias alternativas. Zeit
Um olhar para o futuro
Mas nem todos partilham desta visão. Algumas pessoas não querem abrir mão da tradição dos fogos de artifício. Portanto, continua a ser emocionante ver se uma proibição geral de fogos de artifício será realmente aplicada na Alemanha ou se haverá novos compromissos. Os quebra-gelos são os municípios que já estão em condições de isentar determinadas áreas da autorização para soltar fogos de artifício na passagem de ano. Resta saber se o desejo de consideração pelos animais, pelo ambiente e pela segurança pública prevalecerá sobre o costume dos fogos de artifício a longo prazo. Aqueles que desejam manter sua celebração silenciosa e respeitosa podem ser sábios em usar alternativas amigas dos animais no futuro.