Blaupunkt excluído após mais de 100 anos – fim de uma lenda do áudio!
A Blaupunkt é eliminada do registo comercial após mais de 100 anos; Processo de insolvência concluído pelo Tribunal Distrital de Hildesheim.

Blaupunkt excluído após mais de 100 anos – fim de uma lenda do áudio!
A lendária Blaupunkt Technology GmbH, especialista alemã em áudio com uma impressionante história de mais de 100 anos, será finalmente retirada do registo comercial. Tal como confirmou o tribunal distrital de Hildesheim, o processo de insolvência foi oficialmente concluído após quase dez anos. Os pagamentos finais aos credores foram agora divulgados, marcando o fim de uma era. A mudança segue a autogestão da empresa, que foi solicitada em 2015, mas não conseguiu produzir modelos de negócios viáveis. Discussões intensas com possíveis investidores não tiveram sucesso, de modo que a marca só sobrevive como marca licenciada.
Os últimos oito anos foram caracterizados por complicados processos de insolvência. Entre outras coisas, as questões de licenciamento e as reivindicações dos credores tiveram de ser esclarecidas, o que atrasou significativamente o processo. Seis anos após a falência, a localização de Hildesheim, onde a Blaupunkt teve as suas raízes, teve de ser encerrada e os restantes 33 funcionários foram despedidos. A perda vai além dos colaboradores, porque com a venda de áreas de negócio importantes como a divisão de áudio automóvel para a Premium Sound Solutions da Bélgica e o departamento de engenharia para Răzvan Olosu, o know-how técnico da empresa também se perde.
O futuro da marca Blaupunkt
Embora a empresa já não exista como player operacional, a marca Blaupunkt ainda é utilizada. A partir de 2023, os direitos da marca estarão nas mãos da empresa norte-americana estabelecida, que passará a licenciar a marca para eletrodomésticos e eletrónica de consumo. Os produtos anteriores da Blaupunkt provêm, portanto, de produção licenciada e o logotipo permanece como o único legado remanescente da outrora renomada marca. É um triste fim para a história de uma empresa que começou em Berlim em 1924, quando a Blaupunkt foi fundada como Ideal Radiotelefon- & Apparatefabrik GmbH e lançou o primeiro auto-rádio da Europa em 1932.
Com a crescente concorrência do Japão e a decisão de muitos fabricantes de automóveis de desenvolver os seus próprios sistemas de infoentretenimento, a importância da Blaupunkt tem diminuído constantemente nos últimos anos. As áreas de especialização da empresa, especialmente em hi-fi para automóveis, são líderes há algum tempo, mas agora o conhecimento técnico está onde a inovação outrora floresceu.
Falências em contexto
Enquanto a Blaupunkt está agora a dar os seus passos finais, também chegam notícias de outras áreas da indústria que mostram uma tendência sombria. Uma fábrica de móveis teve de declarar falência pela segunda vez em nove anos, o que poderá ter consequências alarmantes tanto para os trabalhadores como para a economia regional. As próximas semanas serão críticas para a sobrevivência desta empresa.
De acordo com o Escritório Federal de Estatística O número de falências está a aumentar e outras empresas também estão sob pressão. Este desenvolvimento deixa claro que os desafios no mercado económico estão a tornar-se cada vez maiores, não só para a Blaupunkt, mas para muitas empresas na Alemanha. Pode-se, portanto, esperar que a força inovadora permaneça noutros sectores e que estes consigam uma recuperação.