Onda de calor na Baixa Saxônia: temperaturas acima de 38 graus se aproximam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxônia experimentará temperaturas quentes no final de junho de 2025. Os especialistas esperam um clima de verão até julho, com temperaturas recordes acima de 30 graus.

Niedersachsen erlebt hitzige Temperaturen Ende Juni 2025. Experten erwarten Sommerwetter bis Juli, mit Rekordwerten über 30 Grad.
A Baixa Saxônia experimentará temperaturas quentes no final de junho de 2025. Os especialistas esperam um clima de verão até julho, com temperaturas recordes acima de 30 graus.

Onda de calor na Baixa Saxônia: temperaturas acima de 38 graus se aproximam!

O clima na Baixa Saxônia está atualmente no seu melhor: depois de um início ameno de junho, o clima de verão prevaleceu de forma impressionante. Como notícias38 relatado, podemos esperar temperaturas agradáveis ​​acima de 30 graus nos próximos dias. Vivemos os primeiros dias de calor no fim de semana de 21 e 22 de junho, quando o termômetro atingiu a marca dos 30 graus. Uma perspectiva para os próximos dias promete noites quentes em que as temperaturas permanecerão acima dos 20 graus.

Junho de 2023 será um dos mais quentes desde que os registos meteorológicos começaram em 1881. De acordo com as previsões, são esperadas novas temperaturas em Julho que poderão ser 1 a 2 graus acima da média dos anos de 1991 a 2020. Segundo os especialistas, um avanço maciço de ar quente está a causar este aumento de temperatura, e apenas aguaceiros e trovoadas isolados estão previstos para os próximos 14 dias.

Calor e seu contexto

Mas o que isto significa para o desenvolvimento climático na Alemanha? No último relatório de monitoramento da Agência Federal do Meio Ambiente, como Agência Federal do Meio Ambiente destaca, a temperatura na Alemanha aumentou 1,7 °C desde 1881, o que é mais rápido do que a média global. Este desenvolvimento não pode ser explicado apenas por causas naturais. Em vez disso, registou-se um aumento de temperatura de 0,38 °C por década nos últimos 50 anos, que está a atingir proporções alarmantes.

O número de dias quentes na Alemanha mais do que triplicou desde 1951. À medida que os meses de verão ficam mais quentes, as flutuações na precipitação mostram uma tendência preocupante: enquanto a precipitação no inverno aumentou 26%, a quantidade anual de precipitação no verão permanece quase inalterada. Quando questionados sobre qual poderá ser o impacto a longo prazo das alterações climáticas, as previsões futuras prevêem um aumento da temperatura de até 2,3 °C até 2060.

Fundações científicas

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) compilou décadas de experiência para colocar as condições meteorológicas atuais num contexto climático de longo prazo. Este processo envolve o cálculo de médias registadas ao longo de vários períodos de 30 anos para ancorar as flutuações naturais nos padrões climáticos. De acordo com o DWD, este registo de temperatura, precipitação e outras medições relevantes para o clima que nos ajudam a classificar melhor os eventos climáticos atuais dwd executa.

Com estas considerações a longo prazo, podemos compreender melhor os actuais extremos climáticos - como a onda de calor que actualmente nos atrai para o exterior - no contexto de mudanças históricas no estado do clima. Resta saber se o tempo continuará tão bom ou se a compressão semelhante ao calor tropical nos atingirá do nada.

O clima quente convida a desfrutar da natureza e da diversão ao ar livre. Mas também devemos manter os olhos abertos para os factores climáticos a longo prazo que nos desafiarão cada vez mais.