A mudança climática encontra a Saxônia Inferior: Drenagem inteligente para nossos campos!

A mudança climática encontra a Saxônia Inferior: Drenagem inteligente para nossos campos!

As condições climáticas extremas estão se tornando cada vez mais um problema para a agricultura, e os capríolos do clima não são mais negligenciados. Embora o objetivo principal fosse drenar os campos úmidos rapidamente décadas atrás, a situação mudou agora. A água agora está mais procurada do que nunca nos campos. Nesse contexto, um projeto piloto no distrito de Diepholz está se tornando cada vez mais um modelo: aqui o antigo sistema de drenagem está sendo convertido para manter a água e derivá -los de maneira alvo, se necessário. This future-oriented project shows how Lower Saxony's agriculture can adapt to the new climatic circumstances, as the ndr .

Um novo sistema foi instalado em oito hectares de terra arável em Drebber, que substitui a antiga drenagem por um tubo de plástico por duas aberturas. Isso permite que a água seja guardada até 40 cm se a tampa estiver fechada. A água pode drenar quando as tampas se abrirem. Uma vantagem significativa dessa tecnologia: em apenas meio ano, cerca de 700.000 litros de água podem ser mantidos no chão por hectare. Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente da Baixo Saxônia, essa iniciativa é financiada e o legado da drenagem das décadas de 50 e 1960 é revisado. Um terço da terra arável na Baixa Saxônia ainda está equipado com esses sistemas antigos.

Níveis de água da Saxônia inferior na mudança

As mudanças climáticas não apenas têm um impacto direto na agricultura, mas também afeta os níveis de água subterrânea na Baixa Saxônia. De acordo com uma investigação abrangente do estado de gestão da água da Saxônia, conservação costeira e da natureza (NLWKN), o desenvolvimento vem mostrando uma tendência preocupante desde as últimas duas décadas: os níveis de água subterrânea estão caindo. Especialmente desde os anos secos de 2018, as regiões sofreram declínios mais fortes, como o

Esses resultados fazem parte do Projeto de Pesquisa Klibiw, que é realizado pelo NLWKN em cooperação com vários parceiros de pesquisa e examina o desenvolvimento futuro dos níveis de água subterrânea até o final do século XXI. Os dados de medição não apenas mostram reduções regionais, mas também a necessidade de gerenciamento sustentável da água. O relatório final do projeto, publicado em dezembro de 2023, mostra claramente que reduções significativas podem ser esperadas no futuro sem aumentar as medidas de proteção climática.

Uma olhada no futuro

Os modelos climáticos indicam uma tendência de longo prazo: fases mais longas com baixo nível de água subterrânea nos meses de verão e outono, além de estandes mais altos no inverno e na primavera. Tais desenvolvimentos podem desviar-se até meio metro dos valores médios de longo prazo, de acordo com a avaliação dos pesquisadores, que foi tratada em detalhes no

Os agricultores da Baixa Saxônia enfrentam o desafio de se adaptar às condições climáticas. Enquanto em e-contracedores e um fazendeiro moderno e um fazendeiro de gehrden plantas, árvores que dão a sombra de suas áreas, as perguntas sobre um manuseio significativo da água e os ajustes necessários na agricultura permanecem atualizados. Com idéias inovadoras e estratégias de adaptação, como os sistemas de drenagem inteligentes em Drebber, no entanto, há uma visão de possíveis soluções.

Details
OrtDrebber, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)