Johanniskirche em Lüneburg: 2,2 milhões para o órgão de Bach!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A St. Johanniskirche em Lüneburg receberá seu órgão histórico a partir de 2025 por 2,2 milhões de euros. Restauração até 2028.

Die St. Johanniskirche in Lüneburg erhält ab 2025 für 2,2 Millionen Euro ihre historische Orgel. Restaurierung bis 2028.
A St. Johanniskirche em Lüneburg receberá seu órgão histórico a partir de 2025 por 2,2 milhões de euros. Restauração até 2028.

Johanniskirche em Lüneburg: 2,2 milhões para o órgão de Bach!

A Igreja de São João em Lüneburg está prestes a regressar musicalmente: o órgão com quase 500 anos, uma verdadeira obra-prima de Hendrik Niehoff, foi construído entre 1551 e 1553 e está agora a ser restaurado por cerca de 2,2 milhões de euros. Este desafio terá início em setembro de 2023 e toda a restauração levará dois anos. Com este trabalho, que está a ser executado pela companhia Ahrend de Leer, o órgão não só será restaurado ao seu estado original, mas também levado a um estado histórico que lembra as extensões barrocas de Matthias Dropa nos anos de 1712 a 1715. Esta restauração não é apenas uma questão local, mas também tem significado nacional, visto que o órgão é considerado um dos mais importantes órgãos barrocos do Norte da Europa, como destaca o diretor de música sacra Ulf Wellner.

O próprio Johann Sebastian Bach tocou este órgão enquanto vivia em Lüneburg na sua juventude. É, portanto, também conhecido como órgão Bach Böhm porque Georg Böhm, um organista influente, ensinou Bach lá. A importância deste órgão também se reflete no fato de ser o último órgão da Renascença Holandesa no estoque básico e ser um dos grandes órgãos barrocos do norte da Alemanha. Contém também um registo que só existe três vezes no mundo. O som deste órgão é incomparável e possui uma infinidade de 3.856 tubos, alguns deles com até dez metros de altura.

Plano de restauração

A restauração é um processo cuidadoso que começa com um estudo documental abrangente. Isto permitirá aos responsáveis ​​tomar decisões informadas sobre as diversas opções de restauração sem pôr em perigo a substância histórica do órgão. O objetivo é restaurar o órgão a uma condição que atenda às exigências da sua época anterior, sem corrigir os “erros” do criador original. Isto é particularmente importante porque os instrumentos históricos não podem ser modificados para se adequarem aos gostos contemporâneos, conforme estipulado na carta do construtor de órgãos.

Durante os dois anos de obras de restauração, a paróquia utilizará um segundo órgão para os serviços religiosos. A inauguração do órgão restaurado está prevista para o Pentecostes de 2028. Como o órgão permanece em sua caixa durante a restauração, os tubos podem ser restaurados profissionalmente em Leer-Loga (Frísia Oriental). Espera-se que isso demore cerca de um mês antes que a recuperação total ocorra.

Financiamento através da diversidade

Este ambicioso projecto está a ser financiado através de uma combinação de fundos, a maioria dos quais fornecidos pelo governo federal, complementados por fundações e pelo estado da Baixa Saxónia. O apoio de vários quadrantes mostra que tanto os intervenientes locais como nacionais reconhecem a importância deste órgão histórico e estão dispostos a contribuir para a preservação do património cultural. As últimas remodelações em 1852 já tinham causado graves danos ao órgão, pelo que a prioridade agora é assegurar o legado deste trabalho pioneiro.

No geral, pode-se dizer que a próxima restauração do órgão da Igreja de São João em Lüneburg não é apenas um projeto técnico, mas também uma contribuição valiosa para a identidade cultural da região e além dela. A combinação certa de respeito histórico e artesanato moderno garantirá que esta obra-prima permaneça acessível às gerações futuras. O órgão continuará a ser um local de encontro e inspiração para todos os amantes da música.

Para mais informações sobre esta emocionante restauração, visite os relatórios de evangelisch.de, NDR e Orgelbau König.

evangelisch.de | NDR | Rei da construção de órgãos