Treinamento gratuito para familiares de pessoas com demência em Bleckede!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Treinamento gratuito para familiares de pessoas com demência em Lüneburg: apoio e informação a partir de 9 de setembro no centro comunitário AWO.

Kostenlose Schulungen für Angehörige von Demenzkranken in Lüneburg: Unterstützung und Informationen ab 9. September im AWO-Bürgerzentrum.
Treinamento gratuito para familiares de pessoas com demência em Lüneburg: apoio e informação a partir de 9 de setembro no centro comunitário AWO.

Treinamento gratuito para familiares de pessoas com demência em Bleckede!

Na Alemanha, cerca de 1,8 milhões de pessoas enfrentam diariamente os desafios da demência. Só na cidade e distrito de Lüneburg há mais de 3.100 pessoas afetadas, e espera-se que o número continue a aumentar devido ao aumento da esperança de vida. Nesta situação difícil, os familiares ficam muitas vezes particularmente sob pressão porque estão fortemente envolvidos nos cuidados e no apoio. Mas nem tudo tem de ser gerido sozinho; A AWO Bleckede, o Conselho Consultivo para Idosos de Bleckede e a Sociedade de Alzheimer de Lüneburg têm um objetivo comum: oferecer apoio aos familiares de pessoas que sofrem de demência.

Os iniciadores já lançaram medidas concretas para eliminar tabus da abordagem muitas vezes vergonhosa de lidar com a doença. Sob o lema “Ninguém tem que ter vergonha quando pede apoio!” convidá-lo para cursos de formação no centro comunitário AWO, Breite Straße 39. Familiares de pessoas que sofrem de demência podem participar gratuitamente nestes cursos de formação e receber informações importantes sobre os temas “lidar com os pacientes”, “questões jurídicas e financeiras”, bem como “o curso da doença e terapias não medicamentosas”.

Cursos e seu conteúdo

O primeiro evento acontecerá na terça-feira, 9 de setembro, das 10h às 12h, em um total de seis encontros realizados duas vezes por semana. Os cursos de formação são concebidos especificamente para mostrar aos participantes opções de alívio e prepará-los melhor para os desafios da vida quotidiana. Por exemplo, podem obter informações sobre os sintomas mais comuns da doença de Alzheimer, que muitas vezes aparecem gradualmente e podem ser facilmente ignorados. Muitos parentes simplesmente percebem esses sinais de alerta como um esquecimento da velhice.

De acordo com landeszeitung.de existem mais de 100 causas diferentes de demência, sendo a doença de Alzheimer o mais comum e não pode ser curado sozinho.

Uma rede importante

A Alzheimer Society Lüneburg e.V., que existe desde 1997, também está empenhada em melhorar a situação dos cuidados às pessoas com demência e aos seus familiares. Ela está empenhada em aumentar a conscientização sobre os primeiros sintomas de demência e formas de ajudar. Neste contexto, não só organizações locais, mas também iniciativas como demenz-portal.at oferecem formação especial e aconselhamento para familiares. Esta ajuda pode ser complementada através de grupos e clubes de autoajuda, para que os familiares não fiquem sozinhos em momentos difíceis.

As ofertas de apoio são tão importantes porque os desafios de lidar diariamente com a doença são muitas vezes graves. Diante da progressão progressiva da demência, os familiares podem lidar melhor com a situação participando de cursos de formação e trocando ideias em grupos de autoajuda e aprendendo opções importantes para lidar com as dificuldades e mudanças na vida das pessoas afetadas.

Numa altura em que falar em público sobre a demência ainda é raro, qualquer iniciativa que esclareça o assunto e ajude a dar aos familiares o apoio de que necessitam conta. Os interessados ​​podem inscrever-se no curso de formação de familiares “Ajuda a Ajudar” por telefone ou email e assim dar o primeiro passo para um futuro menos stressante.