Eliminação progressiva do lodo de esgoto em Lüneburg: Planos revolucionários até 2028!
O distrito de Lüneburg planeia eliminar gradualmente a reciclagem de lamas de depuração até 2028. Está a ser planeada uma nova instalação de armazenamento de lamas de depuração para 2.000 t.

Eliminação progressiva do lodo de esgoto em Lüneburg: Planos revolucionários até 2028!
Está pendente uma mudança abrangente na gestão de águas residuais no distrito de Lüneburg. AGL (Abwasser, Grün & Lüneburger Service GmbH) planeia eliminar gradualmente a utilização agrícola de lamas de depuração até 2028. Isto é feito de acordo com a portaria alterada sobre lamas de depuração (AbfKlärV) de 2017, que na sua nova versão estipula que as lamas de depuração já não podem ser utilizadas na agricultura. AGL, que abastece mais de 150.000 residentes com água limpa e produz cerca de 12.000 toneladas de lodo de esgoto anualmente, deve, portanto, encontrar novas maneiras de descartar o lodo de esgoto resultante de uma maneira ecologicamente correta.
As estações de tratamento de águas residuais, concebidas para mais de 100.000 habitantes, serão obrigadas a recuperar o fósforo das lamas de depuração a partir de 2029. As lamas de depuração representam uma valiosa fonte doméstica de fósforo que poderá cobrir cerca de 50% das necessidades agrícolas. A AGL está, portanto, a planear a eliminação térmica das lamas de depuração numa unidade de monoincineração, a fim de recuperar o fósforo das cinzas.
Investimentos e planos
Para enfrentar os novos desafios, está actualmente a ser construída em Lüneburg uma instalação de armazenamento de lamas de esgoto com capacidade para até 2.000 toneladas. As obras de construção já foram iniciadas e o comissionamento está previsto para 2026. Estão a ser investidos cerca de 5 milhões de euros neste projeto. Além disso, a AGL planeja participar da Kommunale Nutrient Recovery Niedersachsen GmbH (KNRN). Esta colaboração com outras empresas de águas residuais e municípios da Baixa Saxónia não tem um objectivo comercial e destina-se a melhorar a segurança da eliminação a longo prazo.
A única planta de lodo de esgoto em Hildesheim, que foi aprovada para 140.000 toneladas de lodo de esgoto anualmente, também fornecerá calor local à rede de aquecimento local. O volume de investimento previsto para os novos edifícios em Hildesheim e Hameln ascende a cerca de 116 milhões de euros. AGL vê a sua participação na KNRN como um passo decisivo para garantir uma logística de transporte sustentável e segurança de eliminação a longo prazo. O Conselho da Cidade Hanseática de Lüneburg discutirá a participação em 20 de agosto de 2025.
Saúde e segurança em foco
Embora o distrito queira estabelecer padrões ambientais no que diz respeito à eliminação de águas residuais, também presta atenção à segurança noutras áreas. Um exemplo disso é o House Bill 2269 da Virgínia Ocidental, que regulamenta programas de desfibrilação precoce. Apoia a cooperação entre diferentes agências, e a comunidade médica sublinha a importância dramática de tais medidas: todos os anos, cerca de 250.000 americanos sofrem paragens cardíacas súbitas fora dos hospitais, e 95% delas são fatais. A desfibrilação precoce pode salvar vidas.
Estes desenvolvimentos demonstram claramente a importância de tomar medidas proativas em diferentes áreas, como a gestão de águas residuais e os cuidados de saúde, para garantir um futuro seguro e sustentável.