O abrigo de emergência de Lüneburg em Wilschenbrucher Weg começa em outubro de 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lüneburg planeia usar a Universidade Leuphana como alojamento de emergência para cerca de 70 refugiados a partir de Outubro de 2025.

Lüneburg plant ab Oktober 2025 die Nutzung der Leuphana Universität als Notunterkunft für rund 70 Geflüchtete.
Lüneburg planeia usar a Universidade Leuphana como alojamento de emergência para cerca de 70 refugiados a partir de Outubro de 2025.

O abrigo de emergência de Lüneburg em Wilschenbrucher Weg começa em outubro de 2025!

A cidade hanseática de Lüneburg enfrenta uma mudança no alojamento dos refugiados. A partir de outubro de 2025, as instalações da Universidade Leuphana em Wilschenbrucher Weg serão novamente utilizadas como alojamento de emergência. Como lueneburgaktuell.de relatado, os moradores já receberam informações sobre isso da prefeitura.

Reutilização de abrigo de emergência

O comitê social da cidade informou sobre o recomissionamento do alojamento em 14 de agosto de 2025. Este abrigo de emergência funcionou até o final de junho de 2023 e teve experiências positivas. Ao fornecer os quartos, a cidade está a cumprir as suas obrigações legais e humanitárias de fornecer alojamento inicial aos refugiados. O novo alojamento terá capacidade para cerca de 70 pessoas, sendo que as áreas convertidas do antigo refeitório e biblioteca terão muita luz natural e unidades habitacionais com fechadura.

A cidade já anunciou contentores de cozinha para permitir que os residentes sejam autossuficientes, enquanto os contentores sanitários garantem a higiene necessária. Friedrich Graf, chefe de alojamento de emergência e comunitário, enfatiza que o alojamento de emergência continua a ser um acordo temporário, mas ainda pode oferecer mais privacidade e autodeterminação. Para facilitar a instalação dos refugiados, dois especialistas em serviço social para refugiados estão disponíveis para prestar apoio social de segunda a sexta-feira. Haverá também um serviço de segurança no local 24 horas por dia.

Mudanças e fechamentos

Está também prevista a transferência dos primeiros residentes do atual alojamento de emergência do Centro Ilmenau, cujo contrato de arrendamento só vigora até fevereiro. O encerramento do alojamento partilhado em Bilmer Berg está previsto para 30 de setembro de 2025, um ano antes do inicialmente previsto. Mas muitas das pessoas que ali vivem já conseguiram mudar-se para outros apartamentos ou alojamentos partilhados. Isto mostra quão flexível a administração da cidade está a responder às necessidades dos refugiados, ao mesmo tempo que decide sobre a utilização futura das casas móveis em Bilmer Berg no comité administrativo em 26 de agosto de 2025.

Os custos de desenvolvimento de uma possível nova propriedade em Kaltenmoor aumentaram inesperadamente, tornando os planos para as casas móveis não rentáveis. Segundo a prefeitura, atualmente não há imóveis alternativos disponíveis. Estes desafios serão incorporados na futura estratégia de acolhimento de refugiados.

Além desses desenvolvimentos, vale a pena dar uma olhada em outros temas locais interessantes. Portanto, encontrar dentistas bem avaliados pode ser um desafio, especialmente em cidades como Colorado Springs, onde listas de recomendações e pesquisas online podem ajudar. Para os entusiastas do esporte, recomendamos nutricionistas como Stephanie Brown, que oferecem seu amplo conhecimento tanto para atletas quanto para dietistas em geral, conhecidos por seus sucessos e entusiasmo pelo que fazem.

Globalmente, a cidade de Lüneburg mostra que está pronta para enfrentar os desafios da situação actual e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar dos seus cidadãos e residentes.