Metrônomo e DB Regio: Novo cronograma esperado para 2026!
Metronom e DB Regio assumirão as operações na rede hanseática a partir de junho de 2026, a fim de aumentar a confiabilidade dos trens regionais.

Metrônomo e DB Regio: Novo cronograma esperado para 2026!
Os comboios regionais na popular rota entre Göttingen, Hanôver e Hamburgo podem contar com mais fiabilidade. A partir de 14 de junho de 2026, as empresas Metronom e DB Regio assumirão a responsabilidade pela rede hanseática. A empresa estatal de transportes locais (LNVG) está optimista de que a divisão desta rede de transporte entre dois operadores aumentará a estabilidade e a fiabilidade. No futuro, os passageiros podem esperar uma melhor experiência de viagem, uma vez que não estão previstas grandes alterações aos horários. Segundo Lünburg Aktuell, que informa sobre os novos planos, os contratos permanecerão em vigor até dezembro de 2033.
Enquanto a Metronom opera as linhas na parte norte da rede hanseática, incluindo a RE 3 de Hanover via Uelzen a Lüneburg a Hamburgo e a RE 4 entre Hamburgo e Bremen, a DB Regio assume a rota sul, que inclui a linha RE 2 de Uelzen via Hanover a Göttingen. Esta divisão não se deve apenas a considerações estratégicas, mas também aos desafios económicos que o metronom enfrentou no passado. Uma análise da actual situação económica mostra que os declínios relacionados com a pandemia, a guerra na Ucrânia, o aumento dos preços da energia e a inflação geral também deixaram aqui a sua marca.
Desafios e soluções
A empresa Metronom tinha pedido a rescisão antecipada do contrato no final de 2024. A razão para tal foram as dificuldades financeiras e uma grave escassez de pessoal, o que já levou a restrições de horários. Mas, segundo o diretor-geral da Metronom, a escassez de pessoal já não é considerada aguda. Para melhorar a situação a longo prazo, a empresa planeia formar e reter trabalhadores qualificados. Ao mesmo tempo, conseguiram garantir o contrato para a parte norte da rede hanseática porque apresentaram a proposta mais económica.
O LNVG estabeleceu um objectivo claro de melhorar a qualidade do transporte ferroviário local de passageiros através de procedimentos de concurso adequados. Atenção também é dada à manutenção: os trens continuarão sendo mantidos na oficina de Uelzen pela ALSTOM, e manterão a pintura da empresa estadual de transporte local. A produção total da rede hanseática é agora de 8,7 milhões de quilómetros ferroviários por ano - cerca de 6,5 milhões na parte norte e 2,2 milhões na parte sul.
Um olhar para o futuro
A possibilidade de prorrogação do contrato até ao final de 2035 está ao nosso alcance e poderá proporcionar mais segurança no planeamento. A DB Regio e a metronom já estão a comunicar para garantir uma transição suave no verão de 2026. O LNVG acompanhará de perto os próximos passos do processo de aquisição para garantir que a qualidade e a eficiência na área do transporte ferroviário local de passageiros sejam aumentadas.
Quando as novas operadoras iniciarem o serviço a partir de junho de 2026, os passageiros poderão contar com um serviço moderno, confiável e bem estruturado. Uma boa mão na seleção dos operadores, juntamente com um conceito de horário otimizado, deverá ajudar a tornar as deslocações entre Lüneburg e Hamburgo não só confortáveis, mas também fiáveis.
Para mais informações e atualizações atuais, recomendamos a leitura dos relatórios detalhados Corrente de Luneburgo, notícias diárias e GNL para perseguir.