Milhões para o futuro energético: a rede eléctrica de Lüneburg está a ser reforçada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Avacon está a investir 4,9 milhões de euros na rede elétrica de Lüneburg para garantir o fornecimento de energia sustentável. As obras terão início em julho de 2025.

Avacon investiert 4,9 Mio. Euro in Lüneburgs Stromnetz zur Sicherstellung nachhaltiger Energieversorgung. Bauarbeiten starten Juli 2025.
A Avacon está a investir 4,9 milhões de euros na rede elétrica de Lüneburg para garantir o fornecimento de energia sustentável. As obras terão início em julho de 2025.

Milhões para o futuro energético: a rede eléctrica de Lüneburg está a ser reforçada!

Com um forte impulso de investimento de cerca de 4,9 milhões de euros, a Avacon Netz GmbH está a dar um exemplo importante para o futuro do fornecimento de energia em Lüneburg. As obras de construção para reforçar a rede de média tensão na cidade hanseática terão início em meados de julho de 2025. Hoje, o tempo está a esgotar-se - o investimento está a ser feito mesmo a tempo de responder às crescentes exigências da transição energética. Esta medida é essencial para o fornecimento confiável de energia às residências, empresas e instalações centrais, como o Hospital de Lüneburg.

Os planos prevêem a instalação de uma nova linha eléctrica em duas fases de construção. Será instalado um novo cabo de 20 kV com uma impressionante seção transversal de 800 mm², que irá da subestação Rettmer até Lindenstraße. Além desta peça central, três sistemas adicionais de 20 kV serão adicionados para conectar novas estações e fortalecer as existentes em Mittelfeld e Roten Feld. O método de perfuração direcional horizontal utilizado para a execução da obra reduz a interferência no espaço viário e garante menor ruído de construção.

Planejamento de longo prazo e infraestrutura moderna

As fases de construção estão claramente estruturadas: a primeira fase estende-se de Julho a Dezembro de 2025, enquanto a segunda fase dura de Março de 2026 a Junho de 2027. Durante estes períodos haverá alterações pontuais no traçado do tráfego. A cidade trabalhará em estreita colaboração com a Avacon para manter o impacto no tráfego rodoviário e no transporte público local o mais baixo possível. O encerramento planeado e a nova construção da ponte ferroviária Soltauer Straße também serão cuidadosamente coordenados neste quadro.

Mas isso não é tudo: a transição energética também está actualmente a ser trabalhada intensamente nos distritos de Kaltenmoor e Neu Hagen, em Lüneburg, bem como na área comercial de “Billmer Berg”. A Kuhlmannleitungsbau GmbH já começou a substituir cabos de energia numa distância de cerca de 1.800 metros. Aqui, cabos menos potentes são substituídos por cabos potentes, a fim de tornar o fornecimento de energia à prova de futuro. Este projeto de construção faz parte do projeto “Smart Energy Region Lüneburg” e tem um orçamento total de cerca de 340.000 euros.

Restrições temporárias e perspectivas

Durante as obras podem existir restrições temporárias, como caminhos pedonais inacessíveis ou a relocalização temporária de paragens de autocarro. No entanto, estas medidas são necessárias para promover infra-estruturas energéticas modernas e sustentáveis. Os residentes serão informados das respetivas alterações em tempo útil e a Avacon solicita a sua compreensão sobre quaisquer possíveis perturbações.

Uma boa análise da situação actual da infra-estrutura energética mostra o potencial para desenvolvimentos futuros. As capacidades das redes existentes são muitas vezes insuficientes, por exemplo, durante tempestades ou uma procura de eletricidade invulgarmente elevada, o que pode levar a estrangulamentos no fornecimento. Nesses casos, os operadores de rede devem reagir com a gestão da alimentação para manter as operações. Estes desafios deixam clara a importância da expansão, muitas vezes invisível, das infra-estruturas para superar os desafios da transição energética e sublinham a necessidade de novas medidas para garantir um fornecimento estável de energia na região.

Os cidadãos de Lüneburg podem esperar um fornecimento de energia forte e preparado para o futuro, que satisfaça não só as exigências actuais, mas também as futuras. Quem quiser saber mais sobre os projetos e seu impacto pode encontrar mais informações nos sites da Avacon e nos portais de notícias regionais.