Macklemore acusa Israel no festival Deichbrand: Scandalutsit!
O rapper norte-americano Macklemore critica Israel no festival Deichbrand. O comissário anti-semitista da Baixa Saxónia expressa duras críticas.

Macklemore acusa Israel no festival Deichbrand: Scandalutsit!
No Festival Deichbrand, que aconteceu em 21 de julho de 2025 no norte da Alemanha, a atuação do rapper norte-americano Macklemore gerou discussões acaloradas. Numa declaração controversa durante o seu set, ele acusou Israel de genocídio e criticou o conflito de Gaza. As reações também não demoraram a chegar: o comissário anti-semitista da Baixa Saxónia, Gerhard Wegner, fez declarações claras sobre as declarações de Macklemore, que descreveu como anti-semitas. Wegner também pediu aos organizadores que pensem criticamente sobre o assunto e façam um trabalho educativo. A NDR relata isso no programa “Hello Lower Saxony”, dirigido por Thorsten Hapke.
No meio de uma audiência exibindo bandeiras de Israel e da Palestina, Macklemore fez com que os seus fãs cantassem o slogan “Palestina Livre”. Ele descreveu a situação em Gaza como fome e vigilância deliberadas, mas não mencionou o ataque terrorista do Hamas a Israel, no qual cerca de 1.200 pessoas morreram em 7 de Outubro de 2023. O Conselho Central dos Judeus na Alemanha não deixou isto de lado e acusou Macklemore de anti-semitismo, ao mesmo tempo que desaconselhou a participação no festival. Isso está coletado no artigo sobre Tagesschau, que mostra o histórico e as reações ao aparecimento de Macklemore.
Reações e outros tópicos
As reacções ao desempenho de Macklemore mostram quão explosivo o tema do conflito no Médio Oriente continua a ser. Wegner explicou que é importante compreender o contexto histórico em vez de falar de forma indiferenciada. A direção do festival também anunciou um conceito de antissemitismo e cursos de formação para evitar tais incidentes no futuro.
Além da aparição do rapper, o programa NDR também noticiou outros temas relevantes. As aldeias da região resistem ao desmantelamento dos caixas multibanco, o que está a gerar um conflito com a infra-estrutura local. Também houve relatos de um incêndio criminoso na maior igreja de madeira da Alemanha, em Clausthal-Zellerfeld, que causou horror na região. O tema da participação cidadã em Oldenburg, onde os tapetes de cerveja são incorporados de forma criativa na discussão, também foi mencionado. Os gerentes editoriais Eckhardt Reimann e o gerente de produção Wolfgang Feist garantiram que todos esses temas fossem incluídos na programação, o que ilustra a diversidade das reportagens.
No geral, o debate sobre Macklemore e a sua aparição no Festival Deichbrand mostra como as correntes políticas e o conflito no Médio Oriente também preocupam a sociedade no norte da Alemanha. A discussão acalorada sobre os limites da liberdade de expressão e como lidar com as declarações anti-semitas continua a ser uma questão central.
Leia mais sobre a aparição e as reações no programa NDR [Hallo Niedersachsen](https://www.ndr.de/ Fernsehenen/versanden/hallo_niedersachsen/Hallo-Niedersachsen,versand1552908.html) e em Tagesschau.