Baixa Saxônia: Expansão extremamente rápida da Internet e das comunicações móveis até 2030!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia está a acelerar a expansão das redes de rádio e de fibra óptica, a fim de colmatar as lacunas digitais até 2030.

Niedersachsen beschleunigt den Ausbau von Funk- und Glasfasernetzen, um digitale Lücken bis 2030 zu schließen.
A Baixa Saxónia está a acelerar a expansão das redes de rádio e de fibra óptica, a fim de colmatar as lacunas digitais até 2030.

Baixa Saxônia: Expansão extremamente rápida da Internet e das comunicações móveis até 2030!

A Baixa Saxônia tem grandes planos para o futuro digital. Como o Hannoversche Allgemeine Zeitung relatórios, a construção de antenas de rádio e redes de fibra óptica na Baixa Saxónia deverá ser acelerada. A iniciativa visa fechar pontos mortos e aumentar as ligações à Internet para todos os agregados familiares para um nível de capacidade gigabit - até 2030. O Ministro da Economia, Grant Hendrik Tonne, enfatiza a urgência de aumentar a cobertura da telefonia móvel para 99,5 por cento.

A aprovação dos demais estados federais no Bundesrat é esperada para sexta-feira. Isto irá avançar ainda mais o projecto que já foi iniciado no Bundestag com uma alteração à Lei das Telecomunicações. Esta alteração legal pretende permitir que a expansão da rede tenha prioridade sobre outros interesses, como a protecção de monumentos ou a protecção ambiental. No entanto, para não prejudicar os residentes, continuarão a ser tidas em conta considerações importantes.

Aumentando a qualidade da rede

A Baixa Saxônia está atualmente à frente em uma comparação nacional com cobertura de telefonia móvel de 98,8% com 4G e 96,3% com 5G. No entanto, para atingir a cobertura pretendida de 99,5%, são necessárias inúmeras novas torres de celular. Existem grandes lacunas na oferta, especialmente em regiões rurais como a charneca de Lüneburg e a parte ocidental de Leinebergland, que são dificultadas pela complicada topografia. A importância legalmente definida da expansão das telecomunicações como um interesse público superior também deveria aplicar-se aqui.

Em termos de expansão da fibra óptica, a Baixa Saxônia ocupa um respeitável segundo lugar entre os estados regionais. Cerca de dois terços dos agregados familiares têm agora acesso à fibra óptica – para efeito de comparação: a média nacional é de 40 por cento. A fim de promover ainda mais a expansão, a Baixa Saxónia já implementou medidas para reduzir a burocracia, tais como a abolição de licenças de construção para antenas de telefonia celular. No entanto, os desafios permanecem: de acordo com uma análise da PwC O progresso na expansão da fibra óptica na Alemanha está a progredir lentamente.

Desafios na expansão da fibra óptica

Simplificando, existem muitos problemas. A análise mostra que os procedimentos de aprovação complexos, a falta de trabalhadores qualificados e os custos elevados estão entre as principais razões pelas quais a expansão da fibra óptica está estagnada. Atualmente, 43% dos domicílios na Alemanha ainda têm uma conexão de fibra óptica nos limites da propriedade – apenas 23% estão realmente conectados. Embora o governo federal considere a expansão um interesse público primordial, a realidade em muitas áreas é ofuscada por um progresso lento.

Tendo em vista o futuro, está prevista uma expansão constante da infraestrutura digital na Baixa Saxónia. A importância da modernização da localização empresarial e dos serviços públicos é mais uma vez sublinhada pela pandemia corona, pela catástrofe das cheias de 2021 e pelo conflito na Ucrânia. O objetivo é claro: uma infraestrutura digital de alto desempenho para todos os cidadãos. A implementação destes projetos desempenhará um papel importante até 2030 para tornar a Baixa Saxónia e toda a Alemanha preparadas para o futuro.