A mudança climática ameaça a biodiversidade no mar de Wadden - os especialistas alertam!

Wissenschaftler berichten über den Rückgang der Biodiversität im Wattenmeer und die Auswirkungen des Klimawandels auf Ökosysteme.
Os cientistas relatam o declínio da biodiversidade no mar de Wadden e os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas. (Symbolbild/MND)

A mudança climática ameaça a biodiversidade no mar de Wadden - os especialistas alertam!

Oldenburg, Deutschland - Nas águas profundas do mar de Wadden, as coisas parecem mudar - e não para o melhor. Pesquisadores das universidades de Oldenburg e Groningen publicaram recentemente os resultados de seus estudos abrangentes e desenharam uma imagem questionável da diversidade biológica. Os dados provenientes de mais de 12.000 animais registrados mostram que as populações de espécies como COD, vários peixes planos e mexilhões e caracóis diminuíram significativamente nas últimas décadas. As aves de descanso e reprodução também são afetadas, enquanto o número de plantas costeiras que contribuem para a estabilidade da linha caiu. Esses fatos coincidem com os resultados de um relatório do Alfred Wegener Institute, que confirma que o mar Wadden se aquece mais rapidamente do que muitas outras regiões costeiras. A temperatura da superfície da água do mar aumentou quase dois graus nos últimos 60 anos - quase o dobro da média de globais.

As razões para esses desenvolvimentos preocupantes são diversas, mas as mudanças climáticas são primeiro. Os cientistas suspeitam que o inverno suave e as temperaturas extremamente quentes do verão têm absolutamente influência no ecossistema sensível. As ondas de calor com temperaturas com três a cinco graus acima da média estão se tornando cada vez mais comuns e duram mais. Ao mesmo tempo, muitas espécies que desejam pisos se retiram em águas mais frias e mais frias, enquanto outras espécies que tratam de calor do exterior, imigram para as águas e mudam o ecossistema local.

Um Patrimônio Mundial da UNESCO em perigo

O Mar Wadden, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2009 e se estende por mais de 500 quilômetros ao longo da costa noroeste da Europa, é de grande importância. Serve muitas espécies de peixes e pássaros como berçário e fonte de alimento. Essas mudanças recentes poderiam não apenas perturbar os habitats animais e herbais, mas também têm consequências de melhor alcance para as pessoas. Os ajustes na proteção costeira e no turismo são urgentemente necessários para levar em consideração a realidade alterada.

Especialmente as estações de cabo sofrem com as mudanças e ao mesmo tempo da sobrepesca. Muito indica que alguns tipos, como o Pacific Auster e o American Sword Mussel, se beneficiam da mudança, enquanto outros estão muito ameaçados em sua existência. Segundo os pesquisadores, declínios maciços nos prados da grama marítima foram documentados na costa da Baixa Saxônia do Mar do Norte, que poderia ter efeitos negativos para o meio ambiente e o clima

A resposta da ciência

A extensa coleta de dados, realizada em 200 estações ao longo da costa do mar de Wadden, da Holanda à Dinamarca, mostra que aqueles que observam os desenvolvimentos precisam tomar medidas sérias. Os cientistas enfatizam que as mudanças físicas no mar de Wadden afetam não apenas a biodiversidade, mas também a estabilidade do ecossistema. A adaptabilidade dos organismos do mar Wadden, como tempos de atividade alterados ou taxas de crescimento, será crucial para a sobrevivência nessa nova realidade.

Em vista dessa situação, fica claro que a mudança do clima não para no mar de Wadden e exige um compromisso comum da ciência e da sociedade. O ecossistema precisa urgentemente de nossa atenção e apoio, porque há algo.

For more information, visit [ndr.de] (https://www.ndr.de/niederrichten/niedersachsen/oldenburg_ostfriesland/Shsikliche-studie-strei-Mwattenmeermeer-veraendert--sich ,aktuelloldenburg-250.html) and and zdf.de.

Details
OrtOldenburg, Deutschland
Quellen