Começa EmslandCare: Guias de saúde para mais suporte!
A partir de janeiro de 2026, o projeto “EmslandCare” terá início em Emsland com guias de saúde nas câmaras municipais para apoiar os cidadãos necessitados.

Começa EmslandCare: Guias de saúde para mais suporte!
Algo está a acontecer na área dos cuidados de saúde em Emsland: O novo projeto “EmslandCare” terá início em janeiro de 2026 e destina-se a apoiar especificamente cidadãos com necessidades psicossociais, demência ou de apoio de enfermagem. Os guias de saúde que fazem parte deste programa são do setor de educação social ou enfermagem e atuarão nas prefeituras da região. Como NDR relatórios, as pessoas afetadas poderão, no futuro, entrar em contato de forma independente com esses guias, que estão disponíveis durante o horário de consulta semanal e podem ser contatados por telefone.
O projeto começará inicialmente em Emsbüren, Spelle e Geeste antes de ser implementado em outros municípios em fevereiro. Os pontos de contato estão planejados em um total de 19 prefeituras ao longo de toda a região de Emsland, que vai de Freren a Salzbergen. Os guias de saúde não apenas aconselham, mas também encaminham você para especialistas ou serviços de enfermagem. Sigrid Kraujuttis, chefe do departamento de assuntos sociais, enfatiza a necessidade deste programa, uma vez que os médicos muitas vezes não têm o tempo necessário para um atendimento tão abrangente na sua vida quotidiana.
Alívio para médicos de família e apoio na região
Um objetivo central do “EmslandCare” é aliviar a carga sobre os consultórios dos médicos de clínica geral. Numa zona rural onde os cuidados médicos são muitas vezes desafiadores, este projeto é visto como uma verdadeira peça pioneira. Como em um estudo do Fundação Munique Como foi demonstrado, são necessárias abordagens inovadoras aos cuidados de saúde para melhorar a situação dos cuidados de saúde nas regiões rurais.
Os guias de saúde pretendem construir uma ponte entre os pacientes e as estruturas médicas existentes. O seu trabalho inclui não apenas apoio individual, mas também valioso networking e cooperação com vários prestadores de serviços no sector da saúde.
Estrutura e financiamento do projeto
No âmbito do “EmslandCare”, estão previstos horários de consulta de pelo menos quatro horas por semana nos municípios. Os cargos a tempo inteiro planeados serão financiados através de uma combinação de recursos financeiros do distrito e dos municípios. De um total de pouco mais de um milhão de euros, cerca de 40% é solicitado através de um pedido de financiamento ao estado da Baixa Saxónia. O restante valor de cerca de 670 mil euros será distribuído pelos municípios individuais, o que corresponde a 11.600 euros por município anualmente.
O sucesso da implementação deste projecto é crucial para garantir cuidados médicos de longo prazo no distrito e aumentar a qualidade de vida dos seus cidadãos. Isso é matar vários coelhos com uma cajadada só!