Abolição da pena de morte: exposição no Palais de Justice Le Havre!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de setembro de 2025, a exposição sobre a abolição da pena de morte é inaugurada no Palais de Justice, Le Havre. Entrada gratuita!

Am 1. September 2025 eröffnet die Ausstellung zur Abschaffung der Todesstrafe im Palais de Justice, Le Havre. Eintritt frei!
Em 1º de setembro de 2025, a exposição sobre a abolição da pena de morte é inaugurada no Palais de Justice, Le Havre. Entrada gratuita!

Abolição da pena de morte: exposição no Palais de Justice Le Havre!

Uma exposição notável terá lugar em Le Havre de 1 de setembro a 2 de outubro de 2025, tratando de uma das questões mais candentes do nosso tempo: a abolição da pena de morte. Sob o título "Abolir la peine de mort: un combat d'hier et d'aujourd'hui" no Palais de Justice do Tribunal Judiciaire, é feita uma análise aprofundada da história e da situação atual da pena de morte. A entrada neste importante evento é gratuita e aberta a todos os interessados.

A exposição é organizada pela iniciativa LE HAVRE Contre la peine de mort organizado em parceria com a Ligue des Droits de l’Homme, seção Havre. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h. e a partir das 13h15. às 17h00 Muitos participantes do evento são principalmente alunos a partir do 3º ano.

Visão sobre a pena de morte em todo o mundo

Um objetivo central do evento é fornecer argumentos para a luta abolicionista e, assim, criar consciência sobre as preocupações com os direitos humanos. Anistia Internacional faz campanha incansavelmente pela abolição universal da pena de morte. A organização vê isto como uma negação absoluta da dignidade humana e fornece informações abrangentes sobre a situação atual em todo o mundo. Segundo a Amnistia, pelo menos 690 pessoas foram executadas em cerca de 20 países em 2018, sendo a pena de morte imposta para crimes como homicídio ou espionagem.

A exposição também inclui perspectivas históricas significativas, desde a antiguidade, onde a crucificação era uma prática vivida, até aos desenvolvimentos na Idade Média, onde a heresia e o homicídio eram frequentemente punidos com a morte. A poderosa informação esclarece como a pena de morte permaneceu controversa ao longo dos séculos. Isto também se reflete na revisão histórica em História de aprendizagem pode ser encontrado.

Um olhar para frente

A exposição não visa apenas fornecer informação, mas também estimular a reflexão. Explica como a Amnistia Internacional não só luta pelas pessoas que temem pela sua existência, mas também trabalha activamente com estados que querem consagrar a abolição da pena de morte nas suas leis. As campanhas de sensibilização pública fazem parte deste compromisso de sensibilizar a sociedade para este problema global.

O último capítulo da pena de morte na Alemanha foi escrito em 1949, mas continua a ser praticado em muitas partes do mundo. O fascínio pela pena de morte continua a ser um tema complexo e convida à discussão. O evento de Le Havre poderá constituir uma plataforma para discutir estes aspectos de forma mais aprofundada e obter novas perspectivas. Qualquer pessoa interessada neste importante tema deve aproveitar para visitar o Palais de Justice.