Seca obriga aldeia histórica a abrandar colheitas e celebrações
A seca afecta a agricultura na Village historique acadien em Bertrand; Os visitantes desafiaram os desafios da crise.

Seca obriga aldeia histórica a abrandar colheitas e celebrações
O clima ensolarado do verão tem suas desvantagens na Village historique acadien em Bertrand, na Péninsule acadienne. Há mais de 30 dias, a encantadora vila sofre uma grande seca, que afetou significativamente não só as hortas, mas também a colheita de grãos. O diretor Sylvain Godin anunciou que estes desafios climáticos atrasaram as operações na aldeia, impactando negativamente a experiência do visitante. É digno de nota que, durante este período de seca, as atividades culinárias e de ferraria tiveram que parar, e há uma proibição de lareiras em toda a província, como relata ici.radio-canada.ca.
Apesar das circunstâncias difíceis, muitos visitantes chegaram à tradicional feira agrícola no passado sábado. O evento contou com atrações emocionantes como leilão de animais, atividades infantis e apresentações nas casas históricas, incluindo uma gala de luta livre. Em particular, o grupo internacional de estudantes visitantes, incluindo o holandês Ruben Jacobs, aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre a história acadiana. Visitantes como Denis Pelletier e François Paulin ficaram entusiasmados com os animais e com a história do lugar. Sylvianne Landry, uma jardineira dedicada da aldeia, observou com preocupação que as colheitas deste ano foram significativamente cada vez menores.
Onda de seca e seus efeitos
As secas não são um fenômeno desconhecido no Canadá. Várias regiões, especialmente as pradarias, têm repetidamente de enfrentar tais extremos. Contudo, a seca deste ano é particularmente preocupante, pois limita severamente a produtividade agrícola. De acordo com um estudo realizado por donneesclimatiques.ca, as secas podem ser classificadas em diferentes categorias – meteorológicas, agrícolas, hidrológicas e socioeconómicas. As secas meteorológicas são definidas pela sua intensidade e duração, enquanto as secas agrícolas afectam directamente o rendimento das culturas.
Os impactos da seca são de grande alcance e podem ter um impacto significativo na segurança alimentar e na economia de um país. Especialmente em anos de seca extrema, os rendimentos diminuem enquanto o fornecimento de água para irrigação e outros fins diminui. Isto foi observado no passado durante os anos de seca de 1961, 1985 e 1988, que tiveram os rendimentos médios de trigo mais baixos na região de Saskatchewan.
A feira agrícola é atualmente muito concorrida até domingo e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a cultura local. Embora as condições climáticas difíceis reduzam as colheitas, o espírito e a alegria da comunidade permanecem vibrantes.