Seu sangue poderia salvar vidas? Doe agora no Dia Mundial do Doador de Sangue!
14 de junho de 2025 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A EFS está a apelar a doações na Reunião para garantir fornecimentos vitais de sangue.

Seu sangue poderia salvar vidas? Doe agora no Dia Mundial do Doador de Sangue!
No sábado, 14 de junho de 2025, o Dia Mundial do Doador de Sangue tem como foco a doação de sangue. O objetivo deste dia de ação, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é destacar a importância da doação de sangue e sensibilizar a população. Na Reunião, cerca de 19.000 pessoas doam sangue todos os anos, o que corresponde a apenas 4% da população elegível. Isso mostra que ainda há muito espaço para melhorias aqui. O Instituto Francês de Doadores de Sangue (EFS) já lançou um apelo à mobilização, especialmente durante os períodos de férias, pois muitas vezes há escassez de doações de sangue durante estes meses.
A Ilha da Reunião necessita atualmente de 4.000 dadores de sangue adicionais para manter os stocks num nível seguro, uma vez que o atual fornecimento de sangue dura apenas 12 dias. As regras são claras: uma única doação de sangue pode salvar até três vidas, mas os doadores devem estar preparados para que todo o processo demore cerca de 45 minutos. Entre as necessidades dos pacientes, os grupos sanguíneos 0 e B são particularmente populares, devido à diversidade da área.
Pedidos de doações e campanhas planejadas
Na Reunião, cerca de 10.000 pacientes com doenças crónicas aguardam actualmente por doações de sangue. Pacientes com câncer que precisam de até 8 doadores por semana são particularmente afetados. Em casos de sangramento intenso, pode até ser necessário disponibilizar até 50 doadores. Neste contexto, o planeamento de diversas campanhas de doação de sangue é de grande importância: cerca de 800 dadores são esperados em Nordev nos dias 14 e 15 de junho, seguidos de eventos em Cimendef, Saint-Paul, no dia 19 de junho, e na escola secundária Henri Ganofsky, Saint-Joseph, no dia 28 de junho. Estas campanhas visam colmatar a falta de doações de sangue.
Embora a frequência média de doações seja de 1,6 doações por ano, duplicar esse valor poderia ajudar a enfrentar os desafios. A EFS está particularmente focada na geração mais jovem com menos de 25 anos, já que 170.000 pessoas em França abandonam a cadeia de solidariedade todos os anos. A fim de aumentar ainda mais a vontade de doar, a EFS está a planear colheitas aos sábados no futuro, e há propostas para flexibilizar os critérios de aceitação de dadores a partir de 1 de Setembro de 2025. Isto poderia ser um passo na direcção certa para alcançar mais pessoas e incluí-las na comunidade de dadores de sangue.
Mobilização limitada e obstáculos à saúde
Apesar destas iniciativas, a mobilização continua a ser um desafio. Contra-indicações comuns de saúde, como viagens para áreas de risco ou certas infecções, podem resultar na indisponibilidade de potenciais doadores de sangue. Um declínio persistente nas doações de sangue em França também representa um problema grave. Entre 2008 e 2012, o número de doadores de sangue anuais situou-se entre 1,6 e 1,7 milhões. Actualmente existem apenas cerca de 1,5 milhões, o que corresponde a um declínio de 100.000 a 200.000 doadores ao longo de uma década. Esta evolução é particularmente preocupante, uma vez que as necessidades continuam a aumentar devido ao aumento populacional de 2,5 milhões de habitantes entre 2010 e 2020.
Embora estejam a ser feitos alguns progressos, o desafio permanece: as quantidades de sangue e plasma necessárias para indivíduos feridos ou pacientes com doenças sanguíneas são muitas vezes insuficientes. Portanto, quem aceitar doar poderá não apenas ajudar o próximo, mas também dar uma valiosa contribuição à comunidade.
Para mais informações e para se inscrever na campanha de doação de sangue, os interessados podem entrar em contato com a EFS pelo telefone 02.62.90.53.92. Trabalhemos juntos para garantir que a reserva de sangue permaneça suficiente e que estejamos presentes uns para os outros.
Para uma visão mais aprofundada das estatísticas atuais, também pode ser visualizado o infográfico de statista.com, que ilustra a evolução do número de doadores de sangue em França. Além disso, numerosos estudos realizados por blutspenden.de examinaram a importância e os desafios da doação de sangue.
