A polícia de Hanover está abrindo novos caminhos: jogadores contra os perigos da Internet!
LKA Baixa Saxônia educa os jovens sobre os perigos da Internet e usa o Twitch para combater o cybergrooming.

A polícia de Hanover está abrindo novos caminhos: jogadores contra os perigos da Internet!
A LKA da Baixa Saxónia leva a sério a segurança das crianças e dos jovens e atribui especial importância à Internet. Sob a liderança do novo Presidente Thorsten Massinger, a polícia está a utilizar formas inovadoras para familiarizar os jovens utilizadores da Internet com os desafios e perigos. A LKA está planejando uma ofensiva educacional abrangente que será realizada com foco particular na plataforma de jogos Twitch. Alto NDR Hanover é a primeira autoridade policial na Alemanha a dar este passo.
O Presidente da LKA, Massinger, enfatiza a necessidade de a polícia não só estar presente online, mas também acessível aos jovens utilizadores. O Departamento de Polícia de Hanover está ativo no Twitch desde o final de 2024, onde os chamados “Oficiais do Twitch” brincam com os jovens e se comunicam diretamente com eles. O objetivo desta iniciativa é fornecer informação em igualdade de condições e responder a questões sobre temas como insultos, violência psicológica e abuso sexual. O foco aqui é particularmente na conscientização sobre o cybergrooming. É uma forma preocupante de manipulação em que os perpetradores se passam por adolescentes ou adultos de confiança online, a fim de ganhar a confiança dos jovens.
Os números alarmantes
A situação é grave: em 2023 houve um aumento alarmante de 45% na pornografia infantil. As pesquisas mostram que mais de um quarto dos menores já sofreram cibergrooming. De acordo com uma pesquisa realizada pela Autoridade Estadual de Mídia da Renânia do Norte-Vestfália, quase 7% dos menores foram convidados a se despir na frente de uma câmera. Além disso, 15 por cento dos inquiridos afirmaram ter sido contactados por adultos para se encontrarem pessoalmente. Estes números elevados mostram que o trabalho educativo é urgentemente necessário.
Ajuda para as pessoas afetadas
Há também raios de esperança para as crianças e jovens afectados. Eles podem contar com o apoio de adultos de confiança, como pais ou conselheiros escolares. Além disso, existem organizações como o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC), que oferece um ponto de contacto para quem procura ajuda através do CyberTipline. Os afetados podem denunciar-se aqui e receber apoio. A equipe HOPE do NCMEC reúne famílias com experiências de crise semelhantes e fornece apoio emocional.
Mantendo a abordagem comparativamente inovadora à prevenção, é importante sublinhar que muitos jovens gostariam de obter mais informações sobre o cibergrooming. Mais de dois terços dos inquiridos manifestaram este desejo, registando-se uma procura particularmente elevada de informação nas escolas. É um claro apelo à acção, não só para a polícia, mas também para as famílias, as escolas e a sociedade em geral.
O panorama da Internet oferece muitas oportunidades, mas ao mesmo tempo também representa grandes perigos para a geração mais jovem. Com as oportunidades educativas e ofertas de apoio adequadas, será possível proteger as crianças e os jovens e proporcionar-lhes uma experiência online segura. A responsabilidade de agir aqui está nas mãos de todos nós.