Cães de resgate encantam a Baixa Saxônia: Ministro do Interior visita Osnabrück!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 4 de setembro de 2025, o Johanniter apresentou suas equipes e veículos de cães de resgate no Dia da Baixa Saxônia em Osnabrück.

Am 4.09.2025 präsentierten die Johanniter auf dem Tag der Niedersachsen in Osnabrück ihre Rettungshundestaffeln und Fahrzeuge.
Em 4 de setembro de 2025, o Johanniter apresentou suas equipes e veículos de cães de resgate no Dia da Baixa Saxônia em Osnabrück.

Cães de resgate encantam a Baixa Saxônia: Ministro do Interior visita Osnabrück!

No Dia da Baixa Saxônia deste ano, que aconteceu em 4 de setembro de 2025 em Osnabrück, os Johanniter mostraram suas impressionantes habilidades e comprometimento. No estande da milha tecnológica de Neuer Graben, os visitantes puderam admirar veículos inovadores, como o veículo de equipamentos médicos (GW San), o veículo de comando de emergência (ELW) e um trailer para cães do esquadrão de cães de resgate. As estrelas de quatro patas em particular – os cães da equipe de cães de resgate – atraíram muita atenção e trouxeram muita alegria para jovens e idosos. As crianças ficaram emocionadas ao brincar com os cachorros e ainda tiveram a oportunidade de jogar dados para ganhar com o cão de terapia Henry.

Assim que chegou, a Ministra do Interior da Baixa Saxônia, Daniela Behrens, atraiu um grande número de visitantes ao estande. Ela foi fotografada com entusiasmo com a terrier lady Mette, que também se tornou a atração do dia. Apoiada por Johanniters comprometidos de Aurich e Ems-Vechte, a equipe garantiu uma distribuição abrangente de alimentos. Isto incluiu o catering do grupo local Jeverland, que serviu um total de 1.122 pequenos-almoços e 893 almoços - 235 dos quais eram pratos vegetarianos. No Osnabrück Hall, dez ajudantes liderados por Steffen Vieth e o líder do pelotão Tobias Dwucet foram responsáveis ​​​​pelo fornecimento culinário, enquanto o grupo de assistência Aurich liderado por Sebastian Schulze e Thomas Kappenhagen trabalhava na escola da catedral. Vieth também agradeceu à equipe da prefeitura pelo apoio com um porta-paletes.

O trabalho das equipes de cães de resgate

O excelente desempenho no Dia da Baixa Saxónia não é coincidência. Os voluntários das equipes de cães de resgate na Baixa Saxônia e Bremen participaram de 35 missões em 2024. Um total de 94 ajudantes estiveram ativos com seus cães e trabalharam 1.223 horas. Essas pessoas dedicadas dedicaram mais de 25.700 horas adicionais de treinamento e serviço para garantir que estejam sempre prontos para a ação. O foco das operações vai desde a busca de crianças desaparecidas até pessoas em risco de suicídio e pessoas que sofrem de demência.

A importância do trabalho das equipas de cães de resgate é particularmente evidente em catástrofes como acidentes ferroviários, desmoronamentos de casas ou danos causados ​​por inundações. Como enfatiza Lutz Fricke, consultor especialista para os serviços de resgate da Associação Regional Johanniter da Baixa Saxônia/Bremen, os voluntários e seus cães são uma parte indispensável da prevenção de perigos e dão uma contribuição significativa para a segurança da população. No entanto, o treino dos cães de resgate e dos seus tratadores é intensivo e demora dois a três anos antes de completarem um teste conjunto de Johanniter, Maltese e ASB.

O potencial dos cães de resgate

A diversidade de cães de resgate é notável. Cães de busca de área são usados ​​para procurar pessoas desaparecidas na floresta, enquanto cães de escombros são usados ​​em explosões de gás ou desastres semelhantes. Os mantrailers, que rastreiam as pessoas pelo cheiro, também fazem parte desse grupo especializado. Mesmo em condições climáticas difíceis, esses cães podem farejar pessoas a distâncias consideráveis, o que os torna uma parte indispensável das equipes de busca.

O treinamento de cães de resgate inclui não apenas o ensino de táticas operacionais e primeiros socorros, mas também habilidades práticas como orientação no terreno e uso de radiocomunicações. Após um intenso período de treinamento, é realizado o exame, que se repete a cada 18 meses. Os interessados ​​​​sem cães também estão calorosamente convidados a se envolver e apoiar a equipe de cães de resgate.

Graças ao empenho e dedicação dos voluntários e dos seus parceiros de quatro patas, não só muitas pessoas em situações de emergência chegam a casa em segurança, como também nos mostram quanto trabalho de equipa e formação são necessários em cada resgate.