Erfurt inicia a revolução do hidrogênio: Gigafábrica para produção de aço verde!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Salzgitter AG está impulsionando a produção de aço com baixo teor de CO2 com hidrogênio. Desenvolvimentos e projetos atuais na indústria verde.

Salzgitter AG treibt die CO2-arme Stahlproduktion mit Wasserstoff voran. Aktuelle Entwicklungen und Projekte zur grünen Industrie.
A Salzgitter AG está impulsionando a produção de aço com baixo teor de CO2 com hidrogênio. Desenvolvimentos e projetos atuais na indústria verde.

Erfurt inicia a revolução do hidrogênio: Gigafábrica para produção de aço verde!

O que impulsiona a produção de aço no norte da Alemanha? Um capítulo emocionante está sendo aberto pela Salzgitter AG, que está dando um passo significativo em direção à produção de aço neutra para o clima com sua nova planta de hidrogênio. A empresa planeia reduzir significativamente as suas emissões de CO₂ através de uma central de hidrogénio de 100 megawatts, que está intimamente ligada ao progresso no campo do hidrogénio verde. MarketSteel relata que a Salzgitter AG, juntamente com a Sunfire, concluiu com sucesso o projeto de hidrogênio “GrInHy2.0”.

No âmbito deste projeto, quase 100 toneladas de hidrogénio verde já foram utilizadas em diversas refinarias de aço. Este hidrogénio estabeleceu-se como a chave para a proteção climática e a descarbonização da indústria, e a produção de aço deverá depender inteiramente desta matéria-prima amiga do ambiente no futuro.

Abordagens inovadoras na produção de aço

A abordagem inovadora em Salzgitter significa que a utilização de eletrolisadores para produzir hidrogénio é integrada diretamente na produção. Esta tecnologia reduz significativamente a necessidade de combustíveis fósseis e poderá permitir uma redução de 26% nas emissões de CO₂ até 2025. No entanto, para atingir objetivos tão ambiciosos, a disponibilidade e a viabilidade económica do hidrogénio verde são cruciais. Esses desafios foram examinados com mais detalhes ao longo do projeto e foram obtidos insights importantes.

Uma análise mais aprofundada da indústria siderúrgica mostra que cerca de 20% das emissões de gases com efeito de estufa na Alemanha provêm da indústria, sendo a indústria siderúrgica responsável por uma parte significativa destas emissões, uma vez que ainda depende fortemente do carvão. BDEW enfatiza que o hidrogênio como agente redutor no processo de alto-forno pode dar uma contribuição decisiva para a redução das emissões de CO₂. Ao mesmo tempo, concorrentes como a Thyssenkrupp também encontraram formas de utilizar tecnologias inovadoras, como a tecnologia Carbon2Chem, para converter gases metalúrgicos em matérias-primas utilizáveis.

O caminho para um futuro verde

A Salzgitter AG sublinha as suas ambições através de uma estreita cooperação com parceiros como a ANDRITZ, que produz os eletrolisadores necessários. A nova Gigafactory em Erfurt, recentemente inaugurada, permite trabalhar com uma capacidade de produção inicial de cerca de 1 gigawatt, proporcionando assim uma base sólida para os eletrolisadores necessários à implementação da estratégia do hidrogénio. RegionalHeute destaca que o aumento flexível da produção de acordo com a demanda do cliente é uma vantagem decisiva.

Em resumo, pode-se dizer que a Salzgitter AG está a avançar numa direção promissora com o seu compromisso com processos de produção sustentáveis ​​e com o aumento da utilização de hidrogénio verde. Os desafios são grandes, mas as medidas planeadas poderão fazer a diferença decisiva para tornar a produção de aço mais respeitadora do clima e alcançar os objetivos ambientais definidos.