Boom de armamentos: a Alemanha precisa urgentemente de mais aço militar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Salzgitter AG aumenta a produção de aço militar devido ao aumento dos gastos com defesa na Alemanha no contexto de tensões geopolíticas.

Salzgitter AG erhöht Militärstahlproduktion durch steigende Verteidigungsausgaben in Deutschland im Kontext geopolitischer Spannungen.
A Salzgitter AG aumenta a produção de aço militar devido ao aumento dos gastos com defesa na Alemanha no contexto de tensões geopolíticas.

Boom de armamentos: a Alemanha precisa urgentemente de mais aço militar!

A indústria de armamento na Alemanha vive actualmente um verdadeiro boom. Empresas alemãs como a Rheinmetall AG apelam cada vez mais aos fabricantes nacionais de aço para aumentarem a sua produção de aço militar. São ofuscadas pelas mudanças geopolíticas causadas, em particular, pela guerra na Ucrânia e pela reorientação da política de defesa na Europa. Relatórios Livemint que estes desenvolvimentos representam um grande desafio, mas também uma oportunidade para a indústria siderúrgica.

A Rheinmetall, principal fabricante de armas da Alemanha, depende particularmente da siderúrgica sueca SSAB AB, o que representa algum risco de fornecimento. As ações da Rheinmetall quase triplicaram este ano e o valor de mercado da empresa já ultrapassou até o da Volkswagen. Uma verdadeira história de sucesso, caracterizada por um aumento nas despesas de defesa do governo federal, juntamente com a flexibilização do “travão da dívida” e uma reavaliação geral das prioridades militares. Economia.ac mostra que a Rheinmetall não produz apenas equipamento militar, como armas e tanques, mas também soluções electrónicas e sistemas de munições.

Missão e perspectivas

Para satisfazer a procura crescente, a Rheinmetall espera duplicar a sua procura de aço militar num futuro próximo, que ascende agora a vários milhares de toneladas anuais. A Salzgitter AG e a Dillinger Hüttenwerke AG estão a responder ativamente a este apelo para fortalecer a cadeia de abastecimento nacional, uma vez que a Dillinger é um dos fabricantes com certificação militar desde 2021, desempenhando um papel fundamental na indústria de defesa. Os planos de Salzgitter para abastecer o sector da defesa tornaram-se mais concretos sob as regras fiscais revistas do governo alemão. Livemint adicionado que muitos pequenos fabricantes de aço, como a Benteler, já fornecem a indústria de defesa, mas não querem criar os seus próprios departamentos de armamento.

A República Federal deverá investir mais de 60 mil milhões de euros no orçamento da defesa para 2025, o que representa um aumento de cerca de 15%. Isto surge num momento em que a procura de alta tecnologia no sector da defesa aumenta constantemente devido à mudança do clima político na Europa. Uma investigação da EY mostra, entre outras coisas, que estes investimentos na defesa não só ajudam os militares, mas também podem proporcionar estímulo para toda a economia, o que poderia garantir ou criar até 1,3 milhões de empregos.

Críticas e desafios

No entanto, o debate sobre a produção nacional de aço e o seu apoio não está isento de resistências. Muitos fabricantes de aço estão relutantes em aumentar a sua capacidade de produção porque o volume não é suficientemente elevado para justificar um investimento razoável. A Thyssenkrupp chegou a afirmar que não há planos para reabrir uma fábrica que fechou em 2021. As empresas emergentes do setor enfrentam o desafio de atender ao aumento da demanda e, ao mesmo tempo, encontrar os recursos financeiros para os investimentos necessários.

Hans Christoph Atzpodien, presidente da Associação Alemã da Indústria de Segurança e Defesa, apelou a garantias de compra do governo para a produção de aço. Apesar de reconhecer o aço como uma questão de segurança nacional, o governo não tomou até agora quaisquer medidas para reforçar especificamente a produção interna para fins militares. Isto poderá revelar-se um ponto crítico nos próximos meses, à medida que a procura por materiais militares continua a aumentar.

No geral, o desenvolvimento da indústria de defesa alemã é um tema fascinante que poderá mudar permanentemente não só o cenário militar, mas também o panorama económico do país. A pressão sobre os fabricantes nacionais de aço aumentará, mas ao mesmo tempo as perspectivas num mercado em expansão são promissoras. Continua a ser emocionante ver como esta indústria se desenvolverá.