Alerta vermelho: O risco de incêndios florestais na Baixa Saxónia está a aumentar acentuadamente!
Em Uelzen, o risco de incêndio florestal aumentará para o nível 4 a partir de 20 de junho de 2025. As altas temperaturas e o tempo seco aumentam o risco.

Alerta vermelho: O risco de incêndios florestais na Baixa Saxónia está a aumentar acentuadamente!
Os próximos dias prometem temperaturas altas e um risco aumentado de incêndios florestais na Baixa Saxônia. A partir de sábado, 20 de junho de 2025, o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) espera um nível médio de alerta de incêndio florestal para a maioria das regiões do estado. Mas aqueles em Lüchow, Uelzen, Faßberg, Bergen, Meppen, Witting-Vorhop e Celle, onde já se aplica o elevado nível de perigo 4, devem olhar atentamente. No domingo, o nível de alerta mais alto, 5, é atingido em muitas áreas da Baixa Saxônia. São esperadas temperaturas entre 28 e 32 graus Celsius, o que alerta os serviços de emergência. No entanto, o índice de perigo de incêndio florestal mostra que o risco voltará a diminuir a partir de segunda-feira NDR.
Como relata o chefe do centro de incêndios florestais em Lüneburg, a equipa registou um elevado número de dias operacionais nas últimas semanas, especialmente após vários incêndios florestais nas montanhas Harz em abril. O incidente mais recente ocorreu em Goldenstedter Moor, em maio, onde um incêndio provavelmente foi provocado por cigarros descartados. As Florestas Estatais da Baixa Saxónia apelam, portanto, à vigilância e a todos os visitantes da floresta que cumpram as proibições existentes.
Perigos de incêndio florestal: o comportamento correto é crucial
Os cidadãos podem dar um contributo decisivo para melhorar a situação. O comportamento preventivo é fundamental para reduzir o risco de incêndio. A maioria dos incêndios é de origem humana – causas naturais, como quedas de raios, são muito mais raras. As causas comuns de incêndios são cigarros descartados, descarte inadequado de carvão ou fogueiras apagadas de maneira inadequada. Se a comemoração do churrasco foi um pouco exuberante, tome cuidado para não deixar brasas na floresta. Conversores catalíticos quentes em carros também são temidos incendiários, o que pode criar rapidamente situações perigosas sobre grama seca.
De novo Baixa Saxônia O Emergency Monitor relata que os meses de verão também são particularmente propensos a incêndios florestais, quando prevalecem altas temperaturas e condições de tempo seco. O Presidente da Fundação para o Clima da Baixa Saxónia observou que as alterações climáticas estão a alterar significativamente as condições meteorológicas, o que significa que as florestas estão a ser ainda mais enfraquecidas por tempestades, chuvas fortes e secas.
Medidas de prevenção e proibições
Qualquer pessoa que viaje na floresta deve seguir regras rígidas. De 1º de março a 31 de outubro é totalmente proibido fumar e grelhar só é permitido nas churrasqueiras oficiais. Os motoristas devem ter cuidado para não estacionar na grama seca para evitar faíscas dos conversores catalíticos quentes. É extremamente importante não deitar fora objetos em chamas de forma descuidada e, em caso de incêndio, alertar imediatamente os bombeiros através do número de emergência 112.
A Baixa Saxónia criou agora um sistema de detecção precoce e combate a incêndios florestais, apoiado por modernas tecnologias de câmaras e duas aeronaves de combate a incêndios. Além disso, os bombeiros voluntários equipam os seus serviços de emergência com material de combate a incêndios e vestuário de protecção, enquanto a estratégia de converter as áreas florestais em florestas mistas ricas em espécies representa uma medida de longo prazo para proteger contra novos incêndios.
Cabe a todos nós estarmos vigilantes. Com uma boa mão e o comportamento correto, podemos ajudar a garantir que as nossas florestas permaneçam seguras e não voltem a arder em chamas. Vamos cuidar disso juntos!