Ilhas Canárias: Prazer no Banho em Perigo da Água Contaminada!

Die kanarische Regierung gesteht massive Abwasserprobleme ein, mit Gesundheitsrisiken für Touristen an verseuchten Stränden.
O governo canário entra em grandes problemas de águas residuais com riscos à saúde de turistas em praias contaminadas. (Symbolbild/MND)

Ilhas Canárias: Prazer no Banho em Perigo da Água Contaminada!

Playa Jardín, Puerto de la Cruz, Spanien - A alegria das praias das Ilhas Canárias pode ficar nublada com o atual escândalo de águas residuais. O governo canário finalmente admitiu que há enormes problemas no setor de esgoto. O ministro ambiental e de energia Mariano Hernández Zapata admitiu que havia décadas de inatividade na modernização da infraestrutura e o apoio dos municípios. Particularmente alarmante: várias praias estão contaminadas com bactérias, que para muitos turistas que se esforçam para o sol e o mar abrigam os riscos à saúde. Alguns querem nadar enquanto os outros se perguntam se não devem ficar no complexo do hotel.

A extensão da poluição é aterrorizante. De acordo com os dados mais recentes, cerca de 50 milhões de litros de água contaminada do Tenerife fluem para o mar todos os dias. Dos 351 pontos onde a água suja fica diretamente no mar, 240 são ilegais. Estima -se que 69 % desses pontos introdutórios ilegais estejam sob controle estatal. Tenerife tem a maioria das instruções ilegais de águas residuais de todas as Ilhas Canárias, que não apenas se preocupam com os turistas, mas também com os ambientalistas.

Maior riscos à saúde para banhistas

Além disso, sabia -se que algumas praias, como o Playa Jardín, estavam temporariamente fechadas - e isso por quase um ano inteiro! Esses fechamentos não são as únicas medidas que foram tomadas: para melhorar a qualidade da água, o governo regional enviou planos para registrar todos os pontos iniciais e intensificar seu monitoramento por drones e mergulhadores. Além disso, uma regulamentação de 30 anos deve ser revisada para ajudar os municípios a melhor com o problema das águas residuais.

No entanto, os avisos não são apenas localmente. O programa ambiental "Banderas Negras 2025" publicou seu relatório anual, no qual 48 seções de seções costeiras na Espanha foram reconhecidas como uma bizarra "Black Flags". Incluindo praias em Tenerife, que são criticadas devido à poluição e gerenciamento inadequado. Problemas como privatizações ilegais, instruções de águas residuais e um acúmulo significativo de microplásticos são denunciados.

medidas mais claras e ajuda necessária

Os dados são claros: em 2025, doze praias e piscinas naturais em Tenerife receberam a cobiçada "Bandeira Azul" para obter uma qualidade extraordinária da água. No entanto, há preocupação de que esses prêmios positivos estejam à sombra do problema das águas residuais, que paira sobre o turismo como uma espada de Damocles. Jesús Ramos, da Agrupación Socialista Gomera, exige medidas mais abrangentes para remediar danos para salvar os resorts de saúde e sua atratividade.

Com relação às circunstâncias atuais, é crucial que turistas e moradores estejam bem informados. As investigações de água estão disponíveis on -line e os valores de E.Coli e Enterococos são publicados regularmente pelo Ministério da Saúde Espanhol. Para todos que desejam relaxar nas praias, uma olhada nos dados atuais da qualidade da água pode ser uma decisão inteligente.

Embora as Ilhas Canárias ainda sejam consideradas um paraíso popular de férias, o local mostra que é hora de se concentrar no futuro limpo das praias. Afinal, o mar não é apenas uma atração - também é uma parte importante do nosso ecossistema.

Details
OrtPlaya Jardín, Puerto de la Cruz, Spanien
Quellen