Protestos por Mehmet Çakas: A deportação para a Turquia ameaça!

Protestos por Mehmet Çakas: A deportação para a Turquia ameaça!

Uelzen, Deutschland - Nos últimos dias, protestos maciços ocorreram na Baixa Saxônia e Hamburgo contra a deportação iminente do ativista curdo Mehmet Çakas. Ativista: Inside, "Freedom for Mehmet Çakas" e "Lei Right for Mehmet Çakas" pedem em voz alta. Os protestos começaram em Hanover na sexta -feira e continuam com outra reunião em Hamburgo e anunciaram manifestações em Celle e Uelzen, conforme relatado.

Mehmet Çakas, 45 anos e originalmente de Çewlîg (Bingöl) na Turquia, está atualmente na instalação correcional da Uelzen. Foi preso em dezembro de 2022 por instigação das autoridades alemãs na Itália e transferido para a Alemanha em março de 2023. Em abril de 2024, seguiu -se um julgamento do Tribunal Regional Superior de Celle, que o condenou a dois anos e dez meses de prisão por seus membros no PKK. Sua alta regular seria esperada em 4 de outubro de 2025.

Desenvolvimentos e preocupações atuais

A situação em torno de Çakas está agora enganchada: na quinta -feira, o procurador -geral anunciou que renunciou à execução de sua sentença de prisão para permitir a deportação. Isso dá origem à preocupação, porque os Çakas podem ser retirados da custódia a qualquer momento e deportados para a Turquia. Na Turquia, ele ameaça mais procedimentos criminais e tortura e termos desumanos de detenção, como enfatizou seu advogado Dr. Björn Elberling. Uma aplicação urgente do Tribunal Constitucional ainda deve impedir a deportação. A decisão é esperada para o início da próxima semana, relatórios [rf-news.de] (https://www.rf-news.de/2025/kw27/akute-abschiebungs ameaçando contra kurdische-kurdische-mehmet-cakas).

Kon-Med, a Confederação das Comunidades do Curdistão na Alemanha, condena a entrega iminente ao regime de Erdogan como contrário aos direitos humanos e exige a suspensão imediata do procedimento. O co-presidente Ruken Akça descreve a possível deportação como um escândalo que exige urgentemente ação política. No caso de Mehmet Çakas, muitas pessoas vêem um exemplo exemplar de criminalização dos compromissos curdos na Alemanha, pois Kerem Gök é listado por Kon-Med.

Prática de deportação geral

O número de deportações na Turquia aumentou significativamente nos últimos anos, que está despertando o debate público sobre direitos humanos e lidando com ativistas curdos na Alemanha. De acordo com spiegel.de, o governo federal está sob a crítica da crítica do ex-critério A perseguição em seus países de origem foge.

Os próximos dias serão cruciais, tanto para Mehmet Çakas quanto para o amplo movimento de solidariedade que o apóia. As chamadas de acordo com um procedimento justo de asilo e o respeito pelos direitos humanos são inconfundíveis, e mostram que a luta pela liberdade e pela justiça continua.

Details
OrtUelzen, Deutschland
Quellen