Protestos por Mehmet Çakas: ameaça de deportação para a Turquia!
Protestos em Uelzen contra a ameaça de deportação de Mehmet Çakas, activista curdo, devido a uma controversa pena de prisão.

Protestos por Mehmet Çakas: ameaça de deportação para a Turquia!
Nos últimos dias, registaram-se protestos massivos na Baixa Saxónia e em Hamburgo contra a ameaça de deportação do activista curdo Mehmet Çakas para a Turquia. Os ativistas exigem veementemente “liberdade para Mehmet Çakas” e “direito de permanecer para Mehmet Çakas”. Os protestos começaram na sexta-feira em Hanover e continuam com outra reunião em Hamburgo, bem como manifestações anunciadas em Celle e Uelzen, como relata anfdeutsch.com.
Mehmet Çakas, de 45 anos e natural de Çewlîg (Bingöl), na Turquia, encontra-se atualmente no Centro Correcional de Uelzen. Foi detido em Itália em dezembro de 2022, por instigação das autoridades alemãs, e transferido para a Alemanha em março de 2023. Em abril de 2024, o Tribunal Regional Superior de Celle condenou-o a dois anos e dez meses de prisão pela sua adesão ao PKK. Seu lançamento regular seria esperado em 4 de outubro de 2025.
Desenvolvimentos e preocupações atuais
A situação em torno de Çakas está agora a chegar ao auge: na quinta-feira, o Ministério Público anunciou que renunciaria à execução da sua pena de prisão para permitir a sua deportação. Isto é motivo de preocupação, uma vez que Çakas pode ser retirado da custódia e deportado para a Turquia a qualquer momento. Na Turquia, ele enfrenta novos processos criminais, bem como tortura e condições prisionais desumanas, segundo enfatiza seu advogado, Dr. Björn Elberling. Um pedido urgente ao Tribunal Constitucional visa impedir a deportação. A decisão é esperada para o início da próxima semana, informa rf-news.de.
KON-MED, a Confederação das Comunidades do Curdistão na Alemanha, condena a ameaça de extradição para o regime de Erdogan como uma violação dos direitos humanos e apela à suspensão imediata do processo. O copresidente Ruken Akça descreve a possível deportação como um escândalo que requer uma ação política urgente. Muitas pessoas vêem o caso de Mehmet Çakas como um exemplo exemplar da criminalização do envolvimento curdo na Alemanha, como salienta Kerem Gök do KON-MED.
Prática geral de deportação
O número de deportações para a Turquia aumentou acentuadamente nos últimos anos, alimentando o debate público sobre os direitos humanos e o tratamento dispensado aos activistas curdos na Alemanha. De acordo com spiegel.de, o governo federal está sendo criticado por endurecer a política de deportação, enquanto no ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas enfrentam repressão e perseguição nos seus países de origem e fogem.
Os próximos dias serão cruciais, tanto para Mehmet Çakas como para o amplo movimento de solidariedade que o apoia. Os apelos a um procedimento de asilo justo e ao respeito pelos direitos humanos são inequívocos e mostram que a luta pela liberdade e pela justiça continua.